Governo se reúne com universidade para suporte do Projeto Biodigestor em municípios

Reunião sobre suporte para o Projeto Biogestor nas cidades maranhenses. (Foto: Divulgação)

A Secretária de Estado de Meio ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, na última quarta (13), uma reunião com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) representada através do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária para a formação de equipe técnica com o objetivo de dar suporte à execução do Projeto Biogestor. Uma tecnologia social de baixo custo e perfeitamente adaptável às características socioeconômicas e geográficas do Maranhão, que possibilita a produção e captação de biogás para o uso doméstico a partir do aproveitamento da biomassa oriunda de esterco animal.

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Braga, a formação com o apoio da universidade servirá para implementação da tecnologia social do programa. “O Projeto Biogestor será implantado, inicialmente, nos municípios de Serrano e Santo Amaro, beneficiando centenas de famílias na produção de gás de cozinha, adubo e fertilizantes a partir da destinação adequada e logística reversa dos resíduos gerados da atividade produtiva familiar”, disse.

O objetivo do projeto é reduzir significativamente os impactos ambientais ocasionados pela contaminação do lençol freático por meio da deposição de fezes e urina dos animais, além de evitar a supressão da vegetação nativa do entorno, evitar a emissão de gases gerados pela queima de lenha, além de fortalecer a economia doméstica destas famílias por meio da captação do biogás.

Comentários

Comentários