Fapema apresenta pesquisas na Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz

04416_fapema_apresenta_acoes_de_fomento_a_pesquisa_e_projetos_inovadores_durante_fecoimp_2449269289365113479A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) estará com um estande na Feira do Comércio e da Indústria de Imperatriz (Fecoimp), maior evento multissetorial do Maranhão, que começa nesta quarta-feira (13) e termina no sábado (16), no Centro de Convenções de Imperatriz.

No estande, a Fapema apresentará o plano de trabalho da fundação com as linhas de ações de fomento à pesquisa e inovação. Serão expostos livros de diversas áreas, publicados com o apoio da instituição, e projetos inovadores de startups e empresas júnior. A intenção é incentivar e apoiar estudantes, professores e pesquisadores participantes da Fecoimp a desenvolverem projetos de pesquisas por meio de linhas de financiamento da Fundação.

O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, participa da abertura do evento e lança, em Imperatriz, a 31ª Revista Inovação que tem como foco pesquisas voltadas à primeira infância. O lançamento será às 9h, na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) com a presença da reitora Elizabeth Nunes Fernandes, professores e estudantes.

Alex Oliveira destacou que a participação da Fapema na feira tem como foco a apresentação dos trabalhos de inovação, não só os ligados a startups e empresas júnior, mas os empreendimentos solidários desenvolvidos pela Fundação desde 2015. “Daremos destaque, sobretudo, àqueles trabalhos oriundos da região Tocantina”.

Na programação do estande está a apresentação de startups apoiadas pela Fapema por meio do programa Inova Maranhão que tem como objetivo promover o desenvolvimento de inovação e empreendedorismo. Entre elas estão a “BIKEELIVE – O Marketplace Social do Ciclismo” com um website e um aplicativo para dispositivos móveis que serão apresentados dia 13. No mesmo dia também estarão no estande os responsáveis pelo projeto “Medcenter Prontuário Mobile”, que permite o compartilhamento de prontuários entre médicos.

Na quinta-feira (14) será apresentada a startup “Oxigênio Coworking Ltda”, um aplicativo stok que visa diminuir as perdas do varejo, aquecer o mercado e aumentar a confiança dos empresários. Na sexta-feira (15) será a vez da apresentação do startup “RVA Tecnologias”, aplicativo de emergência smartcall e comunicação multiplataforma (Android e IOS) que, por meio de GPS, identifica e chama o veículo de emergência mais próximo.

Outro projeto financiado pela Fapema a ser apresentado na feira é o “Doe Vida” que tem como objetivo promover avanço no processo de captação de doadores de sangue no Brasil. Os visitantes do estande vão receber dicas de empreendedorismo de representantes da Empresa Contábil Júnior que desenvolve consultoria em microempresas e empresas de pequeno porte em questões financeiras e a Engenharia de Alimentos Consultoria Júnior (ENAC Jr) que presta serviços de consultoria na área de alimentos.

Comentários

Comentários