Estudantes da rede estadual participam do Festival Guarnicê de Cinema

Estudantes do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal. (Foto: Divulgação)

Mais de 2,3 mil estudantes de 42 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, localizadas em São Luís, participam da 41ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que segue até sábado (16), na capital maranhense. A ação é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entidade promotora do evento.

O Guarnicê conta com patrocínio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, entre outros parceiros. Com o objetivo de difundir as produções audiovisuais e promover o intercâmbio entre cineastas de países ibero-americanos e de língua portuguesa, o festival é uma das ações mais significativas de arte e cultura no país.

Um dos focos do Guarnicê é a formação de plateia, possibilitando aos jovens acesso às produções fílmicas nacionais, o que fortalece a Lei Federal Nº 13.006, que trata da exibição de filmes de produção brasileira, nas escolas de ensino básico.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que, além de assistir aos filmes, os estudantes terão a oportunidade de prestigiar exposições e conhecer artistas e produtores do audiovisual. “Os filmes suscitam reflexões e permitem que os estudantes possam discutir sobre temáticas atuais. Portanto, o objetivo da Seduc é que a ação contribua para formação cidadã dos estudantes da rede pública”, ressaltou.

Comentários

Comentários