Encerrado ciclo de capacitação sobre medidas socioeducativas em Imperatriz

O Governo do Estado, por meio de parceria entre a Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza o último encontro do curso de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, em Imperatriz. A capacitação que ocorre até esta quinta-feira (19), tem como objetivo orientar os Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e técnicos dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Maranhão.

Para a diretora da Egma, Ceiça Nascimento, a formação é fruto de uma construção coletiva e enfrentou o desafio de envolver várias áreas de governo, com o intuito de contribuir para a qualificação do atendimento socioeducativo em todos os âmbitos de sua atuação – na esfera da justiça, da assistência social, psicologia, pedagogia, segurança, além da gestão de políticas públicas.

De acordo com o secretário da Sedes, Neto Evangelista, por meio dessas capacitações, os profissionais que atuam na área da Assistência Social estarão muito mais aptos a desempenharem com qualidade e eficiência o atendimento prestado nas instituições que integram o Sistema Único de Assistência Social e às famílias beneficiárias dos programas sociais.

O público-alvo principal dos programas na área são os cidadãos e as famílias maranhenses em situação de vulnerabilidade social, o que requer um atendimento qualificado, de modo que os serviços ofertados atendam aos pressupostos dos programas implementados no Estado”, afirmou.

Sobre o curso

Com carga horária de 20h, a capacitação foi destinada aos municípios que executam o serviço de Proteção Social a adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade.