Biblioteca Pública Benedito Leite faz doação de alimentos ao Asilo de Mendicidade

Entrega dos alimentos contou com atividades recreativas como contação de história sobre o São João. (Foto: Divulgação)

A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), casa de cultura vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), realizou nesta terça-feira (12) a doação de diversos alimentos não perecíveis ao Asilo de Mendicidade de São Luís. Os alimentos foram arrecadados durante o Culto Ecumênico em comemoração aos 187 anos de fundação da BPBL, realizado no final de maio.

A entrega dos alimentos contou com atividades recreativas, contação de história sobre o São João do Maranhão, levando muita animação aos moradores do Asilo.

“A Biblioteca Benedito Leite é uma instituição com função social muito importante, e nada melhor que levar alegria e leitura para os idosos, muitos dos quais foram beneficiários da nossa casa. Foi muito gratificante ter essa ação como parte das comemorações dos 187 anos da Biblioteca e ter recebido a adesão de todos que celebraram a data”, afirmou a diretora da BPBL, Aline Nascimento.

187 anos de fundação

Com 187 anos de fundação, a Biblioteca Benedito Leite, segunda biblioteca mais antiga do país, é hoje referência em projetos de incentivo à leitura, acessibilidade e de fortalecimento da rede de bibliotecas em todo o estado.

Possui um acervo formado por livros, periódicos, cd´s, dvd’s, fotografias, manuscritos e microfilmes, que totalizam mais de 130.000 exemplares. Além da valiosa coleção de obras raras, guarda a maior coleção de jornais maranhenses (558 títulos).

A Benedito Leite foi uma das pioneiras no nordeste e também no Brasil em trabalho de digitalização de acervo raro. Hoje, todos os manuscritos que fazem parte de sua coleção já estão digitalizados e disponibilizados para consulta na internet. Tem mais de 3.000 obras raras digitalizadas e disponibilizadas para consulta no site www.sectur.ma.gov.br/bpbl.

Asilo de Mendicidade

Fundado no dia 21 de abril de 1919, o Asilo de Mendicidade é mantido pelos maçons da Loja Maçônica Renascença Maranhense e por doações. O asilo está localizado na rua das Paparaúbas, s/nº, Sítio Pedreiras, São Francisco.

Comentários

Comentários