Governo apresenta impacto das transformações digitais no registro de empresas

Palestra da Jucema integra programação do Fomenta Maranhão. (Foto: Divulgação)

O presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, e o vice-presidente Ricardo Diniz participaram na manhã desta terça-feira (12), do Fomenta Sebrae Maranhão, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Na ocasião, o presidente falou sobre a transformação digital no processo de registro e abertura de empresas do estado para mais de 300 pessoas reunidas no auditório Terezinha Jansen.

“O papel da tecnologia na melhoria dos nossos processos é visível. O sistema Empresa Fácil é um exemplo concreto de inovação que está simplificando a prestação de serviços aos cidadãos. Integrar os 217 municípios do nosso estado a esse sistema único e online de abertura de empresas foi um desafio que assumimos em 2015 e que já é uma realidade para os empreendedores maranhenses”, destacou o gestor.

De acordo com Sérgio Sombra a integração e a automatização dos processos foram imprescindíveis para melhor servir os empresários e profissionais que buscam os serviços da Junta Comercial. Ele explicou que o tempo de abertura de empresas na Jucema passou de 90 dias para seis horas e que não há mais a peregrinação dos empresários em todos os órgãos do registro mercantil. Agora quem circula é a informação de forma integrada e online.

O apoio do Sebrae Maranhão foi outro ponto ressaltado pelo presidente da Jucema. “O Sebrae é o nosso grande parceiro na implantação e concretização desse projeto. Contamos com o apoio operacional da instituição na mobilização dos empresários e órgãos públicos nos municípios maranhenses para a integração no Redesim”.

Na prática, o sistema integra os principais órgãos envolvidos em processos de abertura e baixa de empresas, como prefeitura, Jucema, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretarias Estaduais e Municipais de Fazenda e Receita Federal.

O Fomenta

Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais – é uma das grandes estratégias que o Sistema Sebrae tem utilizado para promover a inclusão dos pequenos negócios nas licitações públicas e privadas, constituindo-se em um grande evento de capacitação e oportunidades. Isso porque fornece para os governos federal, estadual e municipal, ou mesmo para autarquias e grandes empresas, o que pode ser um excelente negócio para Micro e Pequenas Empresas (MPE).

O público alvo do evento é formado por empresários, agentes públicos e agricultores familiares interessados em vender para o poder público e a expectativa é reunir 400 pessoas no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.“Tudo o que será tratado aqui, possivelmente, vai nortear políticas públicas municipais para favorecer e oportunizar a maior geração de renda e de trabalho para quem vive nos nossos municípios. Acreditamos que a repercussão será enorme”, disse o diretor superintendente do Sebrae, João Martins, ao comentar a importância do Fomenta Sebrae Maranhão.

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