UemaSul é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação

    UemaSul foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação nesta quinta-feira (14). (Foto: Divulgação)

UemaSul foi credenciada pelo Conselho Estadual de Educação nesta quinta-feira (14). (Foto: Divulgação)

A criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) é um marco para o desenvolvimento regional e para a democratização do ensino superior na Região Tocantina e em todo o Maranhão. Em seu caminho de implantação e consolidação, muitos desafios foram lançados, e um em particular tem destaque especial: o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), feito na tarde desta quinta-feira (14).

O credenciamento de uma Instituição de Ensino Superior diz respeito a atos de autorização junto aos órgãos competentes para o funcionamento da universidade. “Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o credenciamento das universidades estaduais deixou de ser competência do Ministério da Educação (MEC) e ficou a cargo dos Conselhos Estaduais de Educação, que são órgãos autônomos e independentes”, explicou o vice-reitor Expedito Barroso.

O pedido de credenciamento da UemaSul iniciou em julho, quando foram protocolados diversos documentos, entre eles o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). “Na verdade esse processo iniciou bem antes, nos primeiros dias da UemaSul quando começamos a discutir e elaborar o PDI e o PPI. Todo esse trabalho é fruto do comprometimento de toda a comunidade acadêmica”, afirmou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

Após o pedido de credenciamento, o CEE nomeou uma Comissão de Avaliação que promoveu visitas e análises in locu nos dois campi da instituição para emitir parecer sobre a viabilidade da nossa universidade. “Tivemos a oportunidade de dialogar com os avaliadores e falar abertamente das mudanças e melhorias com a implantação da UemaSul. Estamos muito felizes por poder participar ativamente deste processo”, declarou Júlio Cezar Nascimento, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes da UemaSul.

Depois do relatório da Comissão de Avaliação e do parecer favorável da Câmara de Ensino Superior, o plenário do Conselho Estadual de Educação aprovou por unanimidade o credenciamento da UemaSul por cinco anos, prazo máximo que pode ser dado a uma instituição. “A vitória confirma que o sonho deu certo. É pra valer! Parabenizo toda a equipe UemaSul e o governador Flávio Dino, que acreditou nesse sonho e deu toda condição para sua concretização. Agora a UemaSul decola de vez!”, disse o relator da lei que criou a UemaSul, o deputado estadual Marco Aurélio.

Comentários

Comentários