UEMA realiza solenidade de Outorga de Título de Professor Honoris Causa

Solenidade de outorga de títulos de professor Doutor Honoris Causa promovida pela UEMA (Foto: Edson Costa)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na terça-feira (11), em São Luís, a solenidade de outorga de títulos de Professor Doutor Honoris Causa, homenageando personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação profissional pela boa reputação e mérito.

Compondo a mesa diretora dos trabalhos estavam o presidente do Conselho Universitário (Consun) e reitor da UEMA, Gustavo Costa; o vice-reitor Walter Canales; e os pró-reitores de Planejamento e Administração, Antonio Roberto Serra; de Graduação, Záfira Almeida; de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; e de Gestão de Pessoas, Rômulo Travassos.

Os homenageados foram Amanda Maya Rosa, Ana Rita Bezerra, Carliene do Vale, Carmen Lúcia de Morais, Edna Santana Noleto, Francisca Eliete da Cruz, José Oscar de Melo, Jucivan Ribeiro Lopes, Davi Telles e Maria Helena Ribeiro (In Memorian).

O reitor Gustavo Costa expressou que o momento foi de reconhecimento e gratidão. “O trabalho abnegado, devotado a uma causa nobre, o sacrifício do pessoal em favor do bem comum, a generosa contribuição técnico-profissional, a luta árdua diária em prol de uma instituição humana exige gratidão. E, hoje, foi dia de reconhecer e agradecer. Reconhecer o trabalho de homens e mulheres, que tem dedicado as suas vidas à consolidação do ideal universitário, reconhecer o quanto tem contribuído para edificar esta grandiosa UEMA, a universidade dos maranhenses”, afirmou em seu discurso.

O reitor acrescentou que a homenagem é o reconhecimento de méritos daqueles que tem iniciativas e que transformam, pela ousadia e pela bravura de resistir nos tempos atuais. “Agradecer aqueles que, por mérito e por honra em face de suas excepcionais capacidades, debruçam-se sobre os seus afazeres cotidianos para solidificar saberes, modos e estilos, transmiti-los e renová-los”, disse.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, foi um dos homenageados. Ele agradeceu aos amigos e familiares presentes e apresentou relatos de sua trajetória de vida que, com perseverança e obstinação, construíram seu legado de conhecimento. “Para mim essa homenagem tem um significado muito especial. Eu nunca estudei ou trabalhei diretamente na UEMA, mas esta instituição formou meus pais, alguns tios queridos e muita gente boa com quem convivo e trabalho há algum tempo. Tenho pela UEMA um sentimento de gratidão. E, mais recentemente, isso se transformou numa relação mais direta e efetiva, quando passei a ser o secretário da Secti”.

Davi Telles falou do que considera uma gestão histórica que está sendo realizada, atualmente, da UEMA. “Está levando adiante os sonhos dos maranhenses que querem adentrar numa universidade pública, de qualidade, gratuita. A UEMA de hoje é muito ciente da importância que tem e do que representa para o Maranhão. Mais que isso, muito consciente que muito pode crescer e do que pode oferecer ainda mais para o nosso Estado”.

Comentários

Comentários