SES participa das ações de promoção da atividade física com estudantes na UEB Santa Clara

Aluno, com auxílio da professora, pratica o malabares (Foto: Márcio Sampaio)

Com o tema “Vida ativa, vida longa”, o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís reuniram cerca de 500 alunos, nesta sexta-feira (12), na UEB Santa Clara. A ação faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Atividade Física. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças e do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs), participou da ação educativa.

“A prática da atividade física contribui para redução do risco de óbito por doenças cardíacas e vasculares, assim como o risco de infarto, neoplasias, diabetes, entre outras doenças não transmissíveis”, disse o coordenador estadual do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) da SES, Victomar José Teixeira.

Na programação, oficinas, contação de histórias, atividades recreativas e educativas. “A arte circense trabalha o corpo e a mente das crianças, principalmente a percepção do corpo e a cognição na etapa do crescimento e desenvolvimento”, explicou a professora de artes circenses do Circo Escola, Letícia Sousa. Na oficina de arte circense, a estudante Sara Silva Paz, 10 anos, descobriu novas habilidades. “Aprendi malabares, claves, swing poi, diabolô”, contou.

De forma lúdica, os estudantes apresentaram informações sobre a importância da atividade física, alimentação saudável e prevenção de doenças. “Os alunos estão aprendendo sobre a importância da alimentação e da prática da atividade física do melhor jeito, praticando”, disse a diretora geral da UEB Santa Clara, Maria da Graça Furtado Dutra.

Participaram da ação as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Municipais de Desporto e Lazer (Semdel),  de Educação (Semed), de Saúde (Semu), de Assistência Social, de Segurança Alimentar (Semsa), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Faculdade Pitágoras.