Reforma do Farol do Saber integra recursos do Governo em Peritoró

 A revitalização do Farol do Saber é uma das ações estaduais em educação no município. (Foto: Lauro Vasconcelos)

A revitalização do Farol do Saber é uma das ações estaduais em educação no município. (Foto: Lauro Vasconcelos)

“Há oito anos aqui não tinha água, TV, computador. Hoje me emociono em ver esse lugar novinho, do jeito que a gente sempre sonhou”, disse, emocionada, Helena Maria Cardoso Rodrigues, funcionária do Farol do Saber Luiza Lima Milhomem, inaugurado pelo Governo do Maranhão em Peritoró neste sábado (16) após reforma.

A revitalização do espaço integra o pacote de investimentos do Governo no município. “Somos um governo municipalista porque levamos obras a todos os lugares. Hoje entregamos escola nova, o Farol totalmente requalificado e agora digno, adequado para a população”, ressaltou o governador Flávio Dino durante a inauguração.

Além da educação, outras áreas importantes receberem recursos, como saúde e infraestrutura. “Asfalto, praça em povoado, mercado municipal, entrega de fardamentos escolares, trator e equipamentos para a agricultura familiar, enfim, muita coisa demonstra o respeito que temos pelo povo desse e de todos os municípios do Maranhão, que tradicionalmente não eram lembrados e agora têm a presença do Governo do Estado”, destacou o governador.

“Em Peritoró, já foram três escolas dignas construídas, reformas em duas escolas estaduais e hoje é mais um compromisso do governador Flávio Dino que se realiza, com a revitalização do Farol do Saber”, detalhou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Temos outras obras ainda no município, como a escola digna do povoado Mendonça. Por meio do Programa Escola Digna, estamos levando autoestima e dignidade para estudantes e professores em todo o Maranhão”, afirmou Camarão.

Prefeito de Peritoró, Padre Josias frisou a importância do apoio estadual ao município em um momento de crise econômica: “Só aqui em Peritoró, no mesmo ano, já recebemos muitas obras, o que nos deixa muito gratos. Temos a certeza de que esse governo continuará fazendo pelo Maranhão o que nenhum outro fez”.

Nova biblioteca

 A biblioteca foi totalmente reformada e agora pode receber alunos e comunidade. (Foto: Lauro Vasconcelos)

A biblioteca foi totalmente reformada e agora pode receber alunos e comunidade. (Foto: Lauro Vasconcelos)

“Com essa revitalização, vamos poder atender melhor os alunos das escolas públicas do município com pesquisa didática e outras atividades. Antes, não tínhamos condições adequadas”, disse a diretora do Farol do Saber, Elaine Cristina da Silva Salazar.

Thayllanna Guimarães é psicóloga e sempre frequentou o Farol. “É muito gratificante ver, hoje, esse lugar novinho. Principalmente porque em nossa cidade não há outra biblioteca e precisamos de um espaço com essa qualidade”, afirmou.

A biblioteca funciona com a parceria Estado e prefeitura e o atendimento é realizado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Mais investimentos

Ainda em Peritoró, Flávio Dino assinou uma ordem de serviço de R$ 1 milhão para pavimentação asfáltica de ruas e avenidas do município. Essa é a segunda vez que Peritoró recebe investimentos do Programa Mais Asfalto. Na primeira etapa, foram 3,3 quilômetros no valor de R$ 718.015,87.

O governador também assinou ordem de serviço para a construção de uma praça do povoado Livramento.

Comentários

Comentários