Prêmio Fapema 2018 oferece R$ 278 mil para pesquisadores maranhenses

Com data marcada para a próxima quarta-feira (5), a entrega do Prêmio Fapema Sérgio Ferretti 2018 vai distribuir R$ 278.500 em premiações. No total, serão 52 trabalhos de produção científica e tecnológica reconhecidos que envolvem estudantes do Ensino Médio até pesquisadores seniores.

“São R$ 278 mil em prêmios que começam com o Ensino Médio, com os trabalhos feitos a partir das bolsas de iniciação científica, até  bolsistas de mestrado, doutorado, sênior, inovação e a categoria Popvídeo Ciências, em que a população pode votar”, diz Alex Oliveira, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

De acordo com o presidente, a novidade deste ano é a categoria Popvídeo Ciências: “A população pode votar no site da Fapema, qual pesquisa melhor comunica, em apenas três minutos, a sua importância para a população”.

O endereço para votar é http://www.fapema.br/index.php/premio-popvideo-ciencias-2018/

Três finalistas concorrem na nova categoria. Além dos pesquisadores autores dos trabalhos, os orientadores também serão reconhecidos.  “A pesquisa é um trabalho cotidiano que se faz ao longo da vida, a gente precisa em algum momento fazer o reconhecimento da pesquisa no Maranhão, assim se transmite também uma mensagem de esperança para a ciência, que teve tantos cortes no cenário nacional”, completa Alex Oliveira.

Homenagem

Desde 2016, o prêmio Fapema vem homenageando importantes personalidades para a pesquisa e ciência no Maranhão. Ao lado de Maria Aragão e Neiva Moreira, das edições anteriores, este ano o antropólogo Sérgio Ferretti dá nome ao prêmio e é lembrado pelo legado internacional deixado a partir dos estudos realizados no estado.

“Todos os anos ele [Sérgio Ferretti] concorria nas categorias de melhores trabalhos e nossa obrigação é fazer essa homenagem, é reconhecimento do que fez o Sérgio”, completou Alex.

Sérgio Ferretti foi referência em cultura popular, religiões e cultos afro-brasileiros. Ele faleceu em maio deste ano.

Prêmio 2018

Serão atribuídos prêmios nas categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Periódico Científico, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial Fapema.

O Prêmio Fapema Sergio Ferretti 2018 oferece também a homenagem Honra ao Mérito Científico-Tecnológico. Serão selecionadas pela Diretoria Executiva da Fapema cinco personalidades que contribuem para o desenvolvimento da ciência, pertencendo ou não ao meio acadêmico, com trabalho que tenha representatividade e relevância para a sociedade.

A relação dos pesquisadores que concorrem ao prêmio e a votação para o Popvídeo Ciências está disponível no site da Fundação, no endereço eletrônico: www.fapema.br