PAES disponibiliza mais de 70 vagas para Curso de Formação de Oficiais

Um total de 75 oportunidades no Curso de Formação de Oficiais (CFO) serão oferecidas no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020. O certame, realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), terá inscrições a partir de segunda-feira (15) até 9 de agosto, podendo ser feitas pelo site www.paes.uema.br. A taxa no valor de R$ 85 pode ser paga até 12 de agosto. O CFO é um concurso público que dá acesso ao candidato formado adentrar a carreira militar – na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – e obter ainda diploma de Bacharel em Segurança Pública.

Esta edição do PAES vai oferecer no CFO Polícia Militar 33 vagas para o sexo masculino, sendo oito para candidatos negros; e quatro para o feminino, sendo uma integrando as cotas. Na formação Corpo de Bombeiros serão 24 vagas (masculino e feminino) e seis para o sistema de cotas contemplando negros. A oferta de vagas é definida pela Lei Estadual Orgânica da carreira militar.

Na execução do convênio, em parceria UEMA e Polícia Militar são observadas as orientações da norma, trabalhando a formação humanística que se soma à formação militar e é um modelo referência para o país. A universidade promove o concurso vestibular aplicando as provas objetivas e a PM as provas práticas e testes determinados.

O CFO forma os futuros policiais militares do Maranhão, é um projeto exitoso e de resultados diretos para o avanço da Segurança Pública no nosso Estado, reforça o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ismael de Souza Fonseca. “Esse curso confere uma característica única ao policial ao unir a formação teórica e prática, tendo como fim um militar preparado técnica e psicologicamente para este exercício de salvar vidas. É um processo importante, decisivo para nossa Segurança e de orgulho ao nosso Estado pela qualidade de militares que gera ao sistema, garantindo uma prestação de serviço mais qualificada e humana à sociedade maranhense”, avalia o coronel.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destaca o êxito do convênio com os primeiros oficiais formados chegando a postos de comando na corporação. “Esse é um projeto pioneiro, parceria de sucesso e já colhemos os frutos desta formação para o Maranhão, gerando policiais melhores qualificados e preparados para gestão, para lidar com a questão do crime, como também com a formação sociológica e psicológica necessárias ao exercício da atividade policial. É um motivo de orgulho e comemoração”, avalia o reitor.

Além da prova, o concurso CFO possui outros critérios para ingresso, como a estipulação de idade e altura mínima, exigência de Carteira Nacional de Habilitação, entre outros, conforme a Lei Orgânica Militar. A UEMA promove a primeira fase para ingresso no curso com a realização das provas objetivas (fase intelectual).

Seguem-se as fases documental, exames odontológicos e médicos, exames físicos ou teste de aptidão física, psicológico ou psicotécnico, investigação sociológica e antropológica (para candidatos declarados negros) e o curso de formação que sendo aprovado dará acesso à carreira militar com duração de quatro anos – estas conduzidas pela Polícia Militar.

Processo vestibular

O Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020 da UEMA vai disponibilizar um total de 4.440 vagas, sendo 4.030 para os campi da UEMA e 910 para UemaSul. Haverá, ainda, 40 vagas para o curso de Medicina da UemaSul, além de vagas para Engenharia Agronômica Bacharelado, Ciências Naturais e Letras para o campus Estreito (novo campus da UemaSul).

O concurso vestibular vai destinar vagas para o sistema universal e especial de reserva de vagas, sendo cota para candidatos negros e descendentes de comunidades (10%), portadores de deficiência (5%) e para negros, 20% das vagas para o CFO.

Os mais de 35 mil candidatos que tiveram seus requerimentos de isenção deferidos devem efetuar a inscrição no PAES 2020. A listagem definitiva dos isentos, após a fase recursal, será divulgada em 12 de julho. As provas da primeira etapa serão aplicadas dia 20 de outubro. Mais informações e o edital no site da UEMA (www.uema.br).

Comentários

Comentários