Governo realiza terceira etapa de obras para expansão do IEMA em São Luís

Governador Flávio Dino e secretário Clayton Noleto durante vistoria às obras do IEMA em São Luís. (Foto: Jorge Ribeiro)

A educação do Maranhão continua avançando com a construção de novos espaços educacionais em todo o Estado. Na capital, São Luís, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) recebe a terceira etapa dos trabalhos para a expansão da unidade, que vai beneficiar mais de 400 alunos.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, acompanhado do secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, e da equipe técnica da Sinfra, estiveram no local para vistoriar o ritmo da obra e dialogar com a equipe pedagógica sobre a satisfação em realizar mais um projeto educacional importante para toda a classe estudantil de São Luís.

O investimento para a expansão do IEMA está avaliado em mais de R$ 2 milhões e tem previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano. Mais de 60% dos 800 m² que fazem parte do projeto da obra já estão concluídos.

Na avaliação do governador Flávio Dino, o Instituto tem sido um projeto inovador, que tem avançado de maneira muito positiva. “Esse é um projeto vitorioso, e nós estamos continuando o processo de aprimoramento pedagógico, as práticas de ensino e a parte estrutural, isso está acontecendo em todo o Estado”, disse.

Atualmente, o novo espaço está recebendo melhorias no sistema hidráulico, elétrico e reestruturação. Avaliado em mais de R$ 2 milhões, o IEMA também terá uma ampla e moderna biblioteca, auditório, área de vivência e descanso, além de uma sala para as atividades do grêmio estudantil. A piscina também será requalificada.

“Estamos na terceira etapa de obras, em um prédio que vai oferecer condições especiais para os alunos. Nossa equipe está cuidando dos trabalhos na área de expansão para atender a todas as necessidades dos estudantes. Esse é mais um investimento importante do Governo para São Luís”, completou o secretário Clayton Noleto.

IEMA

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi criado em 2015 com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado.

O IEMA atua nas áreas de Unidade Plena e Vocacional. As Unidades Plenas estão em funcionamento nas cidades de: Axixá, Bacabeira, Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís/Centro, Timon, Santa Inês, Brejo, Presidente Dutra, São Luís/Itaqui-Bacanga, Matões e Cururupu.

Já as cidades de Açailândia, Bequimão, Caxias, Carolina, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Barra do Corda, Pinheiro, Ribeirãozinho, São Luís/Praia Grande, São Luís/Escola de Cinema e São Luís/Estaleiro Escola estão com as Unidades Vocacionais em pleno funcionamento.

A proposta é implantar o Instituto em vários municípios maranhenses, oferecendo à sociedade infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio, respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão.