Governo lança plataforma EAD do Sistema Penitenciário do Maranhão

Diretor da AGPEN, Fabiano Cavalcante mostra plataforma virtual. (Foto: Clayton Monteles)

Diretor da AGPEN, Fabiano Cavalcante mostra plataforma virtual. (Foto: Clayton Monteles)

Servidores penitenciários agora contam com uma plataforma de ensino a distância (EAD) para qualificação em vários cursos. A ferramenta adquirida pelo Governo do Maranhão será lançada nesta quinta-feira (14), às 8h.

Intitulado AGPEN Virtual, o sistema pode ser acessado no endereço eletrônico www.agpenvirtual.ma.gov.br, também disponível no site da pasta à frente da iniciativa, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) – www.seap.ma.gov.br.

O primeiro curso oferecido a distância será na área de Direitos Humanos para servidores do sistema prisional. A formação está prevista para começar em outubro.

“É uma iniciativa inovadora que chega para facilitar a qualificação dos servidores penitenciários, principalmente os lotados nas unidades prisionais dos municípios mais distantes”, destaca o titular da SEAP, Murilo Andrade de Oliveira.

Materiais didáticos em formato PDF, videoaulas ministradas por especialista da área e material complementar compõem o método de ensino da plataforma, administrada pela Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN) da SEAP.

“A proposta da plataforma EAD é proporcionar praticidade aos servidores lotados em unidades mais longínquas”, frisa o diretor da AGPEN, Fabiano Cavalcante.

“Com esse sistema, vamos intensificar as ações de qualificação desse público e, consequentemente, atribuir excelência ao trabalho desempenhado pelos servidores penitenciários”, acrescenta.

Além do curso de Direitos Humanos, outras propostas estão sob avaliação da Academia Penitenciária como, por exemplo, um projeto para elevação da escolaridade dos apenados, a ser desenvolvido em parceria com instituições de ensino credenciadas.

A plataforma

A plataforma Moodle, como é tecnicamente conhecida, é um sistema gerenciamento para criação de curso online. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

A plataforma vem sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância, mas como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo e treinamento de professores.
Anexos

Comentários

Comentários