Governo do Estado inaugura escola em tempo integral em Imperatriz

Estudante Amanda Bezerra Mota elogia a nova escola (Foto: Janaína Amorim)

O CE Tancredo Neves, primeira escola em tempo integral de Imperatriz, foi inaugurada nesta sexta-feira (31) pelo Governo do Estado. A reforma da unidade escolar foi feita em parceria com as Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e de Educação (Seduc).

A escola não passava por uma reforma estruturante há mais de três décadas, e o investimento de R$ 3 milhões proporcionou reparos em 11 salas, biblioteca, pintura, alvenaria, pisos, banheiros, instalação elétrica, climatização, além de materiais para equipar os laboratórios de química, física, matemática e biologia.

A satisfação da estudante Amanda Bezerra Mota com a nova escola é compartilhada pelos 400 alunos atendidos pelo CE Tancredo Neves. “Antes, a infraestrutura era precária, não tínhamos banheiros e quando chovia o prédio alagava; a quadra estava destruída. Hoje, está totalmente mudada, tudo está novo, com salas climatizadas e estruturadas. Muda tudo com a nova escola, hoje a gente consegue manter o foco para estudar”, reforça Amanda.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, e a assessora especial da Seduc, Rosyjane de Paula, além de autoridades locais, visitaram as instalações do novo prédio e conversaram com alunos e professores sobre o resultado final da obra. “Toda essa estrutura é para dar possibilidades de crescimento para a juventude. É para formar pessoas conscientes. O Governo do Estado faz isso porque acredita no potencial da educação. Estamos investindo em todo o Maranhão. Foram 13 escolas nos últimos 15 dias”, enfatizou o secretário Clayton Noleto em seu discurso durante a inauguração.

Rosyjane de Paula mencionou a luta histórica pela reforma do Tancredo de Almeida Neves. “Fazer parte dessa entrega é uma imensa alegria. Trabalhei aqui e nós tínhamos muito desejo de ver essa escola como ela está hoje. Esse modelo de educação, que é o ensino integral, transforma vidas e é nessa transformação que a gente acredita”, salientou.

Secretário Clayton Noleto e demais autoridades na inauguração do CE Tancredo Neves (Foto: Janaína Amorim)

Para o gestor Antônio Rios, as mudanças na escola abrangeram tanto a estrutura quanto o modelo de ensino. “Vivemos época de sobrevivência e, agora, estamos vendo nossas demandas sendo atendidas pelo Governo do Estado. Tudo mudou depois dela, temos outra estrutura física, temos outro modelo pedagógico que coloca o aluno como protagonista”, contou o gestor.

Com o novo prédio e as salas equipadas, os professores estão comemorando a nova fase no ensino dos alunos. O professor de química, Luan Rodrigo, disse que suas aulas ganharam mais elementos para que os alunos possam aprender. “No laboratório, você pode trabalhar na prática com os alunos os procedimentos. Como eles não têm acesso, eles podem ver, e isso gera curiosidade e contribui muito para o aprendizado deles”, disse.

Vila Nova dos Martírios

Ainda na sexta-feira (31), o secretário foi recebido com festa pelos alunos, onde participou da entrega do CE Josué Montello, em Vila Nova dos Martírios. O Centro de Ensino nunca tinha sido reformado, e foi contemplado com uma obra que incluiu pintura, revisão elétrica, forro, reforma nos banheiros, cozinha e climatização.

Comentários

Comentários