Centenas de jovens realizaram matrículas para estudar no IEMA em 2019

Unidade Plena do IEMA no Centro de São Luís. (Foto: Divulgação)

“Concluir o ensino médio técnico no IEMA significa muito em minha vida. Uma mensagem que deixo aos estudantes que passaram no seletivo é que agarrem a oportunidade pois, hoje, depois de todas as experiências que vivi no IEMA, sinto que sou protagonista da minha vida, e me sinto seguro para crescer, e o céu é o limite, só tenho a agradecer ao IEMA”. O depoimento é do estudante Caio Emanuel de Lima, formado em Mineração pela unidade plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) do município de Bacabeira.

A oportunidade que teve Caio Emanuel de Lima é o que esperam centenas de adolescentes que, acompanhados de seus responsáveis, se dirigiram às unidades plenas do IEMA localizadas nos municípios de Axixá, Bacabeira, Brejo, Cururupu, Matões, Pindaré-Mirim Timon e as de São Luís (Centro) e Itaqui-Bacanga para realizarem suas matrículas.

Os estudantes matriculados vão cursar, a partir do semestre letivo de 2019, o ensino médio integrado ao técnico em tempo integral. De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, os novos alunos podem esperar mais oportunidades.

“Apresentamos a diretriz educacional para 2019, as coisas que deram certo vão continuar e serão fortalecidas. Já existe a tutoria dos estudantes que é um marco no modelo pedagógico; agora, nós criamos uma mentoria pedagógica para os professores, para que eles aprendam, entre eles, e com professores de referência nas áreas do conhecimento de outros lugares”, explicou o reitor.

Foram disponibilizadas para os jovens maranhenses 1.260 vagas, sendo que 1.033 alunos cumpriram todos os requisitos descritos no edital. Estão em aberto 227 vagas para os candidatos excedentes, que conseguiram essa oportunidade pela desclassificação de alguns candidatos que omitiram documentação ou faltaram com a verdade nas informações anexadas no site do processo seletivo.

Para o preenchimento total das vagas, o Instituto divulgará a primeira lista de excedentes e fará a convocação deles na próxima terça-feira (15). As matrículas serão realizadas do dia 16 a 18 deste mês. Se após essa convocação ainda houverem vagas, o IEMA convocará os demais excedentes no dia 22 se janeiro, com posterior matrícula do dia 23 a 25. As convocações serão realizadas por meio do site www.iema.ma.gov.br.