Oficinas do Orçamento Público 2019 começam nesta quarta-feira (12) em São Luís

A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Escola dos Conselhos, realizará Oficinas sobre Orçamento Público, a partir desta quarta-feira (12), no Convento das Mercês. As formações também acontecerão nos dias 18 e 25 (videoconferência para municípios) e 26, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a temática e também contribuir para qualificar a participação popular na audiência regional do Orçamento Participativo 2019. Podem participar: integrantes de Conselhos municipais, estaduais e tutelares, professores/as, estudantes além de outros sujeitos como membros de comitês, fóruns e lideranças comunitárias.

As audiências iniciaram no final de maio e se estendem até o começo de julho, sendo 35 ao todo, são organizadas pelo Governo do Maranhão, através das Secretarias de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), esta última por meio da Secretaria Adjunta de Participação Popular (SAPP), para discutir o orçamento público para 2020 e as propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

Escola dos Conselhos

Criada pela Lei nº 10.714, de 14 de novembro de 2017, no âmbito da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), tem o objetivo de promover a educação formal e não formal, com foco na formação de sujeitos para atuação nos espaços de controle social e participação popular.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas pelo site, através do e-mail escolaconselhos@sedihpop.ma.gov.br, ou pelo WhatsApp (98) 9 9110- 6364. Serão realizadas também inscrições no local, desde que ainda haja vaga disponível.

Calendário das Formações

As oficinas serão realizadas em três territórios, abrangendo municípios da Grande São Luís, e também via internet, para os demais municípios.

Dia 12. Será das 13h30 às 18h, no Convento das Mercês, Rua da Palma, 502 – Desterro.
Público: Conselhos e Organizações da Região do Centro de São Luís e adjacências.

Dia 18. Será das 13h30 às 18h, no IEMA Itaqui-Bacanga Rua da Estrela, Estrada do Gapara – Vila Embratel.
Público: Conselhos e Organizações da Região Itaqui-Bacanga e adjacências.

Dia 25. Será às 15 horas, Videoconferência*
Público: Polos da Uemanet e Universidade Aberta

Dia 26. Será das 13h30 às 18h, na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego, Avenida Jerônimo de Albuquerque 619 – Dalplaza Center – Cohab.
Público: Conselhos e Organizações da Cidade Operária, Cidade Olímpica, zona rural e municípios da região metropolitana.