Outubro Rosa tem ações em todas as regiões do estado

05334_unidade_movel_de_prevencao_ao_cancer_4778341381679006026

Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer. (Foto: Divulgação)

Ao longo de todo o mês, o Governo do Estado promove uma extensa agenda de conscientização sobre o autoexame de mama nas 19 unidades gestoras de saúde espalhadas pelo território maranhense, em unidades de saúde. Trata-se do Outubro Rosa, uma série de ações contra o câncer de mama.

A programação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os municípios tem como público-alvo principal as mulheres entre 50 e 60 anos. Elas têm a oportunidade de conhecer mais sobre a importância do autocuidado, o que ajuda a identificar o câncer o quanto antes e elevar as chances de cura em 95%.

“A agenda descentralizada busca levar para o maior número de maranhenses os serviços da Campanha Outubro Rosa, que oferece programação especial de rodas de conversa, ações educativas e o agendamento da mamografia”, explica a chefe de Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Emanuela Brasileiro.

Entre as cidades que recebem as ações do Outubro Rosa estão São Luís, Bacabeira, Viana, Cajapió, Governador Nunes Freire, Igarapé Grande, Bom Lugar, Anapurus, Bom Lugar, Lago Verde e Matões do Norte.

A programação inclui Programa de Mamografia Móvel no município  em Cajapió (12 a 14);  Palestra sobre Direitos da Mulher; roda de conversas; solicitação de mamografia no Pam Diamante (16); Palestras e Orientação sobre Câncer de mama no Hosp. Vila Luizão (16); Programa de Mamografia Móvel no município  de  Governador Nunes Freire(16 a 18); Oficina prática de Auto Exame da Mama, Hospital Vila Luizão (19); Programa de Mamografia Móvel no município  de Igarapé Grande (19 à 21); Programa de Mamografia Móvel no município  de Bom Lugar (23 e 24); Oficina De Lenços no salão de quimioterapia do Hospital de Câncer do Maranhão (25); Programa de Mamografia Móvel no município  de Lago Verde (25 e 26); Cine Comunidade – Documentário sobre o Câncer de Mama no Hospital Aquiles Lisboa (27); Programa de Mamografia Móvel no município  de Matões Do Norte (27 e 28); Programa de Mamografia Móvel no município de Anapurus (30 e 31); entre outros.

Unidade Móvel

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer é uma das principais aliadas da Campanha do Outubro Rosa promovida pelo Governo do Estado para combater a incidência da doença nas mulheres. A ação acentua a necessidade dos exames preventivos na luta contra o câncer de mama, levando o exame para todas as regiões do estado.

Prevenção

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, atingindo a faixa acima dos 35 anos de idade, sendo mais comum após os 50 anos.

Sinais de atenção

Histórico familiar de câncer de mama; sedentarismo; idade (de 50 a 69 anos); ausência de alimentação saudável; ingestão de anticoncepcionais; reposição Hormonal após a menopausa; mulheres que tiveram menarca precoce (antes dos 12 anos) ou tiveram a menopausa após os 55 anos têm um risco aumentado de câncer de mama.

Comentários

Comentários