Governo promove segunda edição ‘Ação Mãe Maranhense’ no Residencial Ribeira

Atendimento médico durante Ação Mãe Maranhense (Foto: Vanessa Ribeiro)

Os moradores do Residencial Ribeira, zona rural de São Luís, receberam, nesta sexta-feira (17), a segunda edição da ‘Ação Mãe Maranhense’, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas Públicas (Seepp), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública do Estado (DPE), Cruz Vermelha e Prefeitura de São Luís.

Profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), realizaram atendimentos médicos, de enfermagem, nutricional, psicológico, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de preventivos, que foram realizados na Carreta da Mulher Maranhense.

Quem aproveitou o dia para fazer uma série de exames foi a costureira Valdirene Santos. “Eu gostei muito. É a primeira vez que eu participo e aproveitei pra trazer minha filha e minha neta. Já fiz preventivo, teste rápido e vou já tomar vacina”, contou, empolgada, a costureira.

A dona de casa Elziane Tobias também não perdeu tempo e chegou cedo na ação. “Já vacinei minha filha, vou levar as crianças pra assistir um teatrinho e vou ver o que mais consigo fazer”, disse dona Elziane.

“É a primeira vez que recebemos uma ação tão importante dessa, e eu falo em nome de toda a comunidade, da satisfação de ter esses serviços de saúde aqui. Devido a distância do nosso bairro, muitas pessoas ficam impossibilitadas de se deslocarem para realizarem atendimentos e com todos esses serviços de saúde aqui, fica muito bom. Foi um grande presente do Governo do Estado para nosso bairro”, destacou Pe. Luís Carlos, fundador da Associação dos Moradores do Residencial Ribeira.

Atendimento médico durante Ação Mãe Maranhense (Foto: Vanessa Ribeiro)

O secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, destacou que este tipo de ação aproxima, ainda mais, o governo Flávio Dino das pessoas. “Para além dos trabalhos e serviços que já são ofertados rotineiramente, a Semu e demais parceiros, estão fazendo mais esta ação de maneira bem dinâmica, levando à população, sobretudo às mulheres, neste mês dedicado às mães, serviços de saúde, sociais, de cidadania e entre tantas outras atividades, que são uma forma de aproximar cada vez mais o governo da população”, afirmou o secretário.

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, ratificou a importância de eventos assim, principalmente em áreas mais distantes. “Nosso papel é exatamente esse: levar as ações do governo aonde o povo está. A Semu e todos os parceiros estão sempre empenhados em ofertar serviços essenciais à população, como os preventivos, com a Carreta da Mulher Maranhense, que ajuda a diagnosticar precocemente, doenças sérias como o câncer de colo de útero. Estamos muito felizes e agradecidos com a receptividade dos moradores do Residencial Ribeira”, pontuou a secretária.

Atendimentos

Durante todo o dia, foram realizados 118 testes de glicemia; 53 preventivos; 452 consultas médicas e de enfermagem; 224 testes rápidos e  37 atendimentos jurídicos e psicossocial da DPE

Comentários

Comentários