Governo realiza capacitação sobre Programa Criança Feliz para 64 municípios

Governo realiza capacitação sobre Programa Criança Feliz para 64 municípios. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está realizando capacitação sobre o Sistema do Programa Criança Feliz (PCF), nos dias 13 a 15 de março no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nesta etapa, a capacitação terá carga horária de 8h e tem como objetivo instrumentalizar os 120 supervisores e técnicos de 64 dos municípios adesos ao PCF, sobre a operacionalização do sistema do programa, afim de auxiliar no cadastro dos dados recolhidos durante as visitas nas residências das famílias participantes.

A secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Célia Salazar, explicou que os participantes desta etapa já passaram pela formação de 40h e agora estão aprimorando o conhecimento de alimentação de dados.

“Percebemos algumas dificuldades operacionais nos municípios a respeito do programa e por isso iremos potencializar as capacitações, para que ele seja bem discutido e executado. Estamos dispostos a fazer um grande investimento de treinamento das equipes que fazem parte do Programa, para que ele aconteça de forma intersetorial, em parceria com a saúde e educação, promovendo assim o real benefício às famílias participantes”, disse Célia.

A técnica do município de Bernardo do Mearim, Geardina Macedo, disse que a capacitação é importante e proveitosa para o bom funcionamento do programa. “É um momento de aprendizado com esclarecimentos de dúvidas e informações essenciais para a operacionalização do Criança Feliz. Faremos o possível para que o programa seja um sucesso em nossa cidade”, disse a técnica.

A programação contou com esclarecimento teórico sobre o Sistema do PCF, com o supervisor do sistema de formação do Sistema Único de Assistência Social da Sedes, Vladimir Ferreira, e prática sobre operacionalização do sistema. Nos dias 19 a 23, acontecerá a formação de 40h para 35 municípios recém aderidos ao programa.

Programa Criança Feliz

Criado em 2016 pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o programa desenvolve a política de assistência social a crianças com idade de 0 a 6 anos, considerando a fase da primeira infância o momento fundamental na formação do ser humano. O programa tem caráter intersetorial com ações de políticas públicas nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos.

No Maranhão, o programa é coordenado pela Secretaria Adjunta Estadual de Assistência Social e pelo Comitê Gestor Intersetorial do Criança Feliz e atenderá a 164 municípios que fizeram adesão junto ao Governo Federal. A expectativa é atender a mais de 22 mil crianças em todo o estado e 2 mil crianças na capital maranhense. O Governo do Estado é responsável pela capacitação e assessoramento na execução do programa pelos municípios.

Comentários

Comentários