Governo investe na melhoria da saúde bucal dos maranhenses com serviços ofertados no Sorrir

Usuários do SUS recebem atendimento especializado na área odontológica com o Sorrir. (Foto: Márcio Sampaio)

“É bom os agendamentos porque fica tudo organizado. Não espera muito. Minha irmã, por exemplo, não esperou nem 10 minutos. Esse serviço do Sorrir é excelente, nos surpreendeu muito. Um assalariado não tem como pagar por um serviço desse, que é nota 1.000”, afirma Ana Rosa Marques, que aprovou o atendimento oferecido para a irmã dela, Maria dos Anjos que foi beneficiada com próteses dentárias na Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, em São Luís.

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, entregue pelo Governo do Estado há pouco mais de um mês, atua na promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos maranhenses. O serviço, que serve de referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, tem se destacado entre os pacientes pela qualidade do atendimento e por funcionar com agendamentos e facilitando o planejamento dos usuários no dia a dia.

Para ter acesso aos serviços disponíveis no Sorrir, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes no Maranhão devem ter passado primeiramente em consulta com uma Equipe de Saúde Bucal (ESB) das UBS espalhadas pelo estado, que fará o encaminhamento para a unidade dos casos mais complexos. O local faz ainda uma média de 55 atendimentos diários de demanda espontânea e urgências odontológicas sem a necessidade de agendamento prévio.

Usuários do SUS recebem atendimento especializado na área odontológica com o Sorrir. (Foto: Márcio Sampaio)

“Com o Sorrir, a gestão do governador Flávio Dino proporciona aos cidadãos um atendimento especializado na área odontológica, de forma humanizada, valorizando o tempo do paciente e facilitando seu acesso. O Maranhão avança, a passos largos, rumo a um futuro melhor para todos os maranhenses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Agendamentos

Prioritariamente, a marcação das consultas acontece com a UBS de origem, para agendar a consulta do usuário para a especialidade encaminhada. As consultas são agendadas em três períodos do dia – 8h às 12h, 12h às 16h e 16h às 20h, com os atendimentos sendo realizados por ordem de chegada, respeitadas as prioridades e emergências.

Usuários já em tratamento no Sorrir poderão fazer o agendamento da continuidade da terapia direto no balcão de atendimento – com confirmação via call center.

O líder de produção Josuel Viégas teve seu primeiro atendimento na última quinta-feira (12) e já saiu com data de retorno. “Isso nos dá a vantagem de poder negociar com nossos patrões. Quem tem superior no serviço não pode estar faltando. Dá para nos planejar melhor. Fui muito bem recepcionado por todos. Parabéns pela atitude do governo por inaugurar uma clínica dessas, que atende tanta gente”, afirma.

Consulta

No dia marcado, o usuário deverá comparecer à unidade, ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, de posse do seu cartão de encaminhamento, para que a consulta seja validada.

O usuário com consulta agendada que não comparecer perde a vaga e o próprio sistema bloqueia o cartão SUS por 30 dias na unidade. “Só conseguimos remarcar a consulta para depois desse período. Por isso, é importante que o usuário nos forneça um telefone que consigamos localizá-lo. Estamos tendo muita dificuldade com pessoas que nos dão números inexistentes, que dão fora de área ou de outras pessoas”, explica o diretor administrativo da unidade, Fabrício Saraiva.

Usuários do SUS recebem atendimento especializado na área odontológica com o Sorrir. (Foto: Márcio Sampaio)

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