Governo e população do Médio Mearim definem investimentos e prioridades para a região

Secretário Simplício Araújo destaca ações do Governo do Estado na região do Médio Mearim (Foto: Arthur Costa)

Seguindo a rota das audiências públicas do Orçamento Participativo promovidas pelo Governo do Maranhão, o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, participou do debate e definição de investimentos e prioridades para a região do Mearim, na manhã desta terça-feira (11), no Centro de Estudos Superiores de Bacabal (CESB), no município de Bacabal.

Entre os temas explanados, Simplício Araújo destacou investimentos e ações do governo na região do Mearim e em Bacabal ao longo de quatro anos, entre eles, a inauguração do prédio da CESB, a entrega do Hospital Regional de Bacabal equipado e estruturado, a entrega de mais de 40 km de asfaltamento para reestruturação e recuperação da cidade e a entrega do aeroporto regional de Bacabal.

O secretário detalhou os investimentos. “Há três anos, a cidade estava arrasada. Então, começamos um processo de reestruturação e recuperação, onde foram aplicados mais de 40 km de asfalto em Bacabal. Além disso, fizemos a reforma do aeroporto da cidade, onde ninguém podia pousar. Hoje, isso nos ajuda a atrair investimentos e a retirar pacientes em estado grave quando há necessidade”.

Simplício Araújo frisou a eficiência da gestão estadual. “Foram investidos quase R$ 300 milhões pelo governo em Bacabal nos últimos cinco anos. O governador Flávio Dino, com muita honestidade e transparência, tem aplicado os recursos públicos. Vários estados estão quebrados e o Maranhão, graças a sua determinação, continua firme, pois segue na contramão, ele [Flávio Dino] tem levado o barco adiante, para quando essa tempestade passar, nós tenhamos um estado preparado para avançar ainda mais”.

Audiências Públicas

Ao todo, serão realizadas 35 audiências públicas, com o objetivo de debater de forma regionalizada e com as populações locais o orçamento público que estará em vigor por meio do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O Orçamento Participativo permite à população participar e votar em propostas e prioridades onde deverão ser aplicadas o dinheiro público.

Em Bacabal, foram discutidos quatro eixos temáticos, sendo o enfrentamento das injustiças sociais, o cuidado rigoroso com o dinheiro público, o desenvolvimento para todos e a infraestrutura logística em toda a região do Mearim, que corresponde aos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Bacabal, Conceição do Lago Açu, Lago Verde, Olho d’Água das Cunhãs, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão e Satubinha.

“Desde o início das audiências, todos os eixos estão abrangendo a discussão de setores indispensáveis para o desenvolvimento do estado de maneira geral”, frisou Simplício Araújo sobre as audiências.

Comentários

Comentários