As mulheres na luta pelos direitos humanos é tema de painel na Semana Estadual de Direitos Humanos

O painel ‘As Mulheres e a Luta pelos Direitos Humanos’ será realizado, nesta quinta-feira (06), das 14h às 18h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no bairro do Calhau, em São Luís. O evento, que integra a programação da Semana Estadual de Direitos Humanos, é organizado pelas Secretarias de Estado da Mulher (Semu) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

O painel será conduzido pela socióloga e professora Eleonora Menicucci, que foi ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres no Governo Dilma Rousseff. Integra, também, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher: a Violência contra a Mulher deixa marcas, o Feminicídio é a pior delas”, que fortalece as estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher no Estado.

No Maranhão, a campanha vem sendo realizada há sete anos. Este ano, a rede se amplia com a oferta de serviços concentrados na Casa da Mulher Brasileira, espaço de aglutinação da política de combate à violência contra a mulher das três esferas administrativas, e que funciona 24 horas por dia.

Em 2016, foram registrados 533 feminicídios no estado, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Feminicídio é o assassinato de mulheres baseado na condição de mulher estabelecido pela Lei nº 13.104\2015. Segundo o Ministério da Justiça, as mulheres negras têm duas vezes mais chances de serem assassinadas que as mulheres brancas.

A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres teve início em 1991. Foi lançada pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women´s Global Leadership), com objetivo de promover o debate e denunciar várias formas de violência contra a mulher no mundo.

Semana de Direitos Humanos

A Semana Estadual de Direitos Humanos prossegue domingo (10), com atividades em escolas, praças e na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). A Sedihpop está promovendo, também, a campanha digital #10diasDireitosHumanos, que divulga conteúdos ligados a igualdade e promoção de direitos. O acesso a campanha é pelo grupo no Facebook chamado “10diasDireitosHumanos”, que está compartilhando conteúdo das ações desde o dia 1° e prossegue até domingo (10). A campanha acontece, também, por meio do Facebook e Instagram Direitos Humanos Maranhão.

A programação completa da Semana está no site da Sedihpop: www.sedihpop.ma.gov.br.

Comentários

Comentários