Timon recebe ações do projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’ e Cadastur

unnamed(2)

Ação do projeto Mais Qualificação e Turismo ocorreu em Timon. (Foto: Divulgação)

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Timon, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) realizou nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, ações do projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’ e cadastramento para os prestadores de serviços turísticos da região.

Durante o evento o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga, apresentou a palestra ‘Atividade Turística com foco em Resultados’, que contou com a participação de empresários, proprietários de balneários, hoteis, bares, empresas de eventos e equipe técnica da Secretaria de Turismo de Timon.

Foram realizados, ainda, os minicursos de qualificação profissional ‘Técnicas de Atendimento para Bares e Restaurantes’, ‘Recepcionista de Eventos’ e ‘Qualidade no Atendimento’. O objetivo é levar capacitação profissional, além de fazer a atualização do cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo. A ação realizada no município de Timon também incluiu curso de sensibilização sobre o Cadastur e realização de cadastros in loco.

Desde o ano passado diversas cidades do Maranhão vêm recebendo as atividades de qualificação e cadastramento voltada para toda a cadeia produtiva do Turismo (hotéis, pousadas, restaurantes, bares, receptivos). O projeto já percorreu o polo Chapada das Mesas, e esse ano já esteve no polo Floresta dos Guarás e nos municípios Arari, Monção, Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas, Morros, Carolina e Caxias.

Mais Qualificação e Turismo

O projeto “Mais Qualificação e Turismo” contempla todos os polos turísticos do estado levando informações importantes para atualização e qualificação do setor produtivo. Por meio de uma agenda de cursos a comunidade tem acesso a técnicas de recepção para meios de hospedagem, qualidade no atendimento em bares e restaurantes e boas práticas de manipulação de alimentos, entre outras informações.

Cadastur

Outra ação direcionada aos empresários do turismo é o programa Cadastur, que tem por finalidade inserir as empresas no Cadastro Nacional do Ministério do Turismo, possibilitando benefícios como acesso a financiamento, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo, incentivo à participação de programas e projetos do governo federal, entre outros.