Carnaval leva milhares às ruas na segunda-feira gorda de folia

Carnaval de Todos 2019 (Handson Chagas.)

Samba, axé e muita diversão na Segunda-Feira Gorda do Carnaval de Todos 2019. A vasta programação dos circuitos oficiais atraiu milhares de pessoas para brindar mais um dia de alegria. Na Beira-Mar, um dos espaços mais movimentados, a atração nacional Moraes Moreira veio puxando a multidão integrando as atrações do bloco maranhense Bota Pra Moer, que também trouxe a dupla Criolina com Alê Muniz e Luciana Simões. O evento organizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís terá programação até esta terça-feira (5), nos circuitos Beira Mar, Madre Deus, Ceprama e Passarela do Samba.

A banda Mákina du Tempo fez show de abertura do circuito Beira Mar, preparando a multidão para a atração nacional. Moraes Moreira subiu ao trio com o bloco Bota Pra Moer e fez o público relembrar antigos carnavais com um repertório de sucessos. Moreira foi membro do grupo Novos Baianos e é considerado um dos grandes ícones do carnaval de trio e da música popular brasileira de maneira geral. No repertório do show músicas como ‘O Samba da Minha Terra’, ‘Mistério do Planeta’ e ‘Brasil Pandeiro’ fizeram o público sair do chão. O músico e compositor comemora cinco décadas de carreira.

Moraes Moreira foi uma das atrações (Ribamar Nascimento)

A programação seguiu com muito axé na apresentação animada de Viviane Brasil. Em seguida, prosseguindo a agenda no circuito Beira Mar, o trio Tô com Jhon, Samba Ceuma, Trio SDS, Trio Samba Di Rua, Mixiricu, Trio 24X48, Vagabundos do Jegue, Tribo/Apoteose, Vamu Di Samba e encerrando a programação, o reggae raiz com Trio do Reggae GDAM. Lucy Alves fechou a noite.

Quem saiu de casa para prestigiar a agenda carnavalesca parabenizou a variedade de atrações e a eficiência da segurança. “Uma festa muito bacana, divertida e bem segura. Eu estou curtindo a programação de hoje e venho outros dias. Estou achando tudo ótimo e bem organizado. Dá para se divertir com segurança, numa boa”, disse o estudante Luís Eduardo Correa, 18 anos, que estava acompanhado de uma turma bem animada de amigos.

Para Rafael Bruno Cutrim, de 22 anos, a programação foi bem pensada por agradar diversas faixas etárias. “O show de hoje foi bem bacana e fez muita gente relembrar os antigos carnavais. Eu curti e estou curtindo mais as atrações que trazem o axé, que animam bastante. A segurança está show. Tem polícia para todo canto que a gente olha. Dá para brincar bem tranquilo”, avaliou o jovem, que também estava na companhia de sua turma de amigos.

Flávio Dino no Carnaval de Todos (Jardel Scot)

A técnica em saúde bucal Josiane Araújo, 32 anos, foi curtir o Carnaval de Todos com o marido Miguel Wagner Macedo, 39 anos, e o filho Miguel Arthur, seis anos. Ela elogiou a programação e a organização da festa. “Tem uma programação bem diversificada e a gente vê que todas as idades estão se divertindo. A segurança também está de parabéns, pois, percebo que tem bem mais policiais, onde a gente vai encontra um policial. Isso traz mais segurança para que a gente possa vir e trazer nossos filhos. Muito bacana”, disse.

No circuito Madre de Deus, quem foi à Praça da Saudade curtiu a festa a partir das 18h com os blocos carnavalescos e show das bandas Marabatuque e Embala Brasil; na Vila Gracinha, mais blocos carnavalescos e show com o cantor Erasmo Dibel; no Beco do Gavião, grupo Xodó de Mãe abriu a agenda de atrações, seguido por blocos de carnaval.

Atrações ainda na Casa das Minas, os blocos Vinagreira do Samba, Rio Grande Folia, Os Diplomáticos, Os Trapalhões, Gaviões do Ritmo e Anastácia Lia animaram o público; e no Largo do Caroçudo, tambor de crioula na Tenda do Tambor e grupos de samba e pagode nos dois palcos montados no local, fechando a programação na Madre.

No Ceprama, diversos blocos carnavalescos e trios, entre estes o Jegue Folia e show do grupo Mix in Brazil fizeram o público agitar.

Lucy Alves animou a Beira Mar

Para todas as idades

A diversidade é principal marca do Carnaval de Todos, garantindo que todos os públicos possam participar da programação carnavalesca. Na Praça da Lagoa, também na capital, o espaço foi reservado para a criançada, com direito a marchinha, contação de histórias, e muito confete e serpentina, distribuído pela Secretaria de Estado de Cultura.

O governador Flávio Dino esteve presente no Bailinho Infantil e defendeu a importância de manter espaços gratuitos e de lazer para todos os foliões.

“Fazemos um carnaval alegre, em paz, que tem como marca a ampla participação do povo. São manifestações que nascem da alma do povo do Maranhão e estão sendo valorizadas e prestigiadas por todas as idades”, declarou.

Segurança

A segurança foi garantida pela Polícia Militar que estava com efetivo a postos em todos os acessos aos circuitos carnavalescos da programação oficial. O efetivo realizou abordagens, revistas a homens e mulheres, rondas a pé e a cavalo e, ainda, montaram equipes de monitoramento ao longo de todo o circuito.

Comentários

Comentários