Governo reforça atendimento durante período chuvoso nas rodovias da Grande Ilha

Equipes atuaram nos trechos prejudicados com as fortes chuvas. (Foto: Divulgação)

O período chuvoso tem se intensificado em todo o Estado, e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura – Sinfra, tem executado um plano de contingência para atender as demandas nas rodovias maranhenses que cortam a Grande Ilha. Durante esta semana, equipes fizeram rondas nas MAs 201,202,203 e 204, avaliando trechos com pontos prejudicados com as fortes chuvas, para que os reparos necessários sejam realizados de modo emergencial.

Na MA-201, no trecho da Barrigudeira, e próximo ao Rio Paciência, foi realizado a implantação de um sistema de drenagem, com a colocação de canaletas para auxiliar no escoamento da água da chuva. Devido aos fortes temporais dos últimos dois dias na capital, um ponto de erosão e alagamento na MA-204 foi prontamente identificado e solucionado pelas equipes, que trabalharam colocando materiais para conter novos rompimentos e desobstruindo a via. No acesso à Raposa, pela MA-203, também houve serviço de reparo e desobstrução na rodovia.

Já no corredor Pátio Norte, acesso feito pela MA-201, a drenagem que será executada no local também irá facilitar o escoamento da água, evitando novos pontos de alagamento. Equipes estão hoje realizando vistorias para também iniciar novos trabalhos com o objetivo de desafogar o trânsito no trecho. No novo percurso, o canteiro central, em frente ao shopping, passará por intervenção, em seguida a colocação de mais dois semáforos, além da construção de dois retornos de quadra.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, disse que o Governo tem estado em alerta, dando atenção as demandas que tem chegado devido ao período de chuva. “Estamos com toda a nossa frente de trabalho atenta aos casos, dando suporte e realizando o trabalho o mais rápido possível. Sabemos que esse período de chuvas fortes causa alguns transtornos, e estamos, naquilo que compete ao Estado, cuidando de cada situação”, reforçou.

Também já está em andamento um projeto de drenagem profunda nos cruzamentos entre as MA‘s 202 e 204, sentido Cohab. No perímetro dos cruzamentos entre o Maiobão e o Parque Vitória, será realizada uma intervenção para melhorar o fluxo dos veículos e minimizar a lentidão do trânsito naquela região. Ainda na MA-202, mais obras serão feitas também no cruzamento até o Cohatrac. Durante as ações do plano de contingência, a Via Expressa também recebeu limpeza na pista, devido aos resíduos que foram levados pela água da chuva, dando assim, mais segurança para quem trafega pelo local.

Investimentos

O Governo do Maranhão segue trabalhando na substituição de todas as lâmpadas amarelas por LED das quatro rodovias que interligam a Grande Ilha – MA’s-201,202,203 e 204. O investimento vai reforçar a segurança e melhorar a mobilidade urbana dos 43 quilômetros de rodovias na Grande Ilha.

“O governo Flávio Dino vem trabalhando para melhorar gradativamente a mobilidade nas rodovias que cortam a Grande Ilha. São investimentos contínuos, que recuperam a malha viária, melhoram a sinalização vertical, horizontal e eletrônica, além de restaurar os canteiros centrais. E agora, a iluminação em LED que vai deixar o tráfego mais seguro nas MAs”, enfatizou Clayton Noleto.

Todas as rodovias também foram requalificadas, e receberam uma nova pavimentação, dando mais trafegabilidade na malha viária. As obras seguem em andamento com serviços nas sarjetas, meio fio e sinalização.

Na MA-201, Estrada de Ribamar, foram instalados 162 pontos, equivalentes a 6 quilômetros de cabeamento, no trecho que vai do início da Forquilha até próximo ao Maiobão. Na MA-203, Estrada do Araçagy, foram 133 pontos instalados, nos 3,2 quilômetros e está próximo à base da Marinha.

Em andamento está ainda a construção de um corredor de ligação da MA-201 à avenida Jerônimo de Albuquerque. O corredor, popularmente conhecido como Ponte Pátio Norte, possui 220 metros de comprimento, 11 metros de largura e seu objetivo é facilitar o acesso entre as cidades de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Litorânea

Os trabalhos de requalificação do calçadão da Avenida Litorânea já estão sendo resolvidos pelas frentes de serviço após o temporal que atingiu São Luís na última quarta-feira (05). Além dos reparos para eliminar a possibilidade de novos deslizamentos, as equipes realizam a desobstrução de bueiros para coibir alagamentos. Os serviços fazem parte do cronograma do plano emergencial, para garantir a segurança de quem frequenta todos os dias o espaço.

O Governo do Maranhão reforça o compromisso da manutenção nas rodovias maranhenses, e por meio da Sinfra, tem dialogado com frequência com as empresas responsáveis pelas obras em vários trechos no Estado, para que fiquem em alerta durante o rigoroso período chuvoso, que tem atingido várias regiões, garantindo assim a segurança e a trafegabilidade da população.