Governo leva água de qualidade para famílias da zona rural de Nova Colinas e São Raimundo das Mangabeiras

Entrega de SSAA em Nova Colinas. (Foto: Divulgação)

Centenas de famílias dos povoados Baixão, Carrapato e Boi, do município de Nova Colinas e do povoado Vale Verde, em São Raimundo das Mangabeiras, região Sul do estado, comemoraram a entrega três Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), que tem como objetivo o fornecimento de água para consumo e produção. Esta é a 15ª tecnologia de infraestrutura hídrica que o Sistema da Agricultura Familiar (SAF) entrega aos municípios maranhenses.

Até o momento, foram entregues 15 SSAAs distribuídos em Açailândia, São Raimundo das Mangabeiras, Icatu, Lago do Junco, Peritoró, Duque Bacelar, Tuntum e Nova Colinas. O Sistema é composto por poço tubulares, reservatório com capacidade de 15 mil litros, e redes de distribuição com ligações domiciliares. Para construção dos três SSAAs, o Governo do Estado investiu R$ 600 mil.

A chegada de água encanada em casa é um sonho que virou realidade para Kaciele Vieira do povoado Vale Verde, município de São Raimundo das Mangabeiras.

“Antigamente, a gente pegava água longe e carregava na cabeça, ou então, tinha que pagar uma carroça para trazer água pra casa”, lembra Kaciele.

“Agora nós estamos muito agradecidos porque temos água boa, em abundância, e não sofremos mais com problemas de falta d’água. Além disso, hoje eu consigo cuidar da minha horta no quintal que antes era impossível porque não tinha água para regar a produção”, contou a moradora.

Em Nova Colinas, a beneficiária Claudiane dos Santos, que mora no povoado Boi, conta as dificuldades enfrentadas antes da água encanada chegar na sua casa, que agora, com um SSAA na comunidade, vai melhorar a vida das famílias.

Com água, a vida de Claudiane melhorou. (Foto: Divulgação)

“No verão a água era amarela, imprópria para o consumo. Eu lavava roupa no igarapé e era muito cansativo porque aqui moram cinco pessoas. Agora, com essa água tudo melhorou porque nós usamos para consumo e para as atividades de casa como lavar roupa, banheiro, fazer comida. Todos nós estamos muito felizes”, declarou Claudiane.

Para o secretário da SAF, Júlio César Mendonça, “levar água de qualidade a locais que antes eram esquecidos pelo poder público mostra como o Governo Flávio Dino tem um olhar diferenciado para os que mais precisam. Água é essencial para se ter dignidade, produção e qualidade de vida”.

A presidenta da AGERP, Loroana Santana explica que as “ações do Governo de levar água para famílias da zona rural visa promover qualidade de vida por meio da implantação de condições sanitárias domiciliares, abastecendo esses municípios com água potável para atividades domésticas e para pequenas produções agrícolas, resgatando a cidadania e gerando renda, além de solucionar casos de doenças de veiculação hídrica, como forma de reduzir a mortalidade infantil”.