Governo do Estado entrega nova praça no Bom Jesus

Inauguração da Praça Bom Jesus (Foto: Divulgação)

Os moradores do bairro Bom Jesus, localizado nas proximidades do Coroadinho, fizeram uma grande festa para inaugurar a Praça Bom Jesus, primeiro equipamento de esporte e lazer da comunidade, inaugurada na tarde desta segunda-feira (10). O espaço soma-se aos outros sete já entregues pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

A Praça Bom Jesus foi construída em uma área mal iluminada que antes era utilizada por alguns moradores para descarte de lixo. Agora a realidade é outra. Os 1.013,36m², que constituem a área do local, foram totalmente revitalizados e, o que antes era espaço para matagal, agora está ocupado com academia ao ar livre para a prática de esportes, playground, áreas com canteiros e bancos para descanso e leitura, além de arborização, proporcionando sombra e espaço arejado.

“O projeto incluiu, também, novo calçamento e passeio público, delimitação de novos canteiros, estacionamento com área para veículos e motocicletas, além de acessibilidade com piso tátil e rampas”, destacou o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes, que já foi presidente da Agência Executiva Metropolitana, ressaltou a importância de equipamentos públicos como as praças para o bem-estar das comunidades de São Luís. “Eu vi este projeto nascer, desde o momento em que o Governo do Estado identificou o terreno e viu nele a possibilidade de algo para beneficiar a todos do bairro. Então, é muito importante ver, agora, a praça sendo entregue ao Bom Jesus”.

O secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Rubens Pereira Júnior, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, via AGEM. “Estamos vivenciando uma série de intervenções urbanas, projetos que devem ser repetidos por outras secretarias para gerar bem-estar a um número maior de pessoas”.

Já o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, fez questão de lembrar que as ações de intervenção e de criação de espaços como a praça são direito da população. “Devemos garantir o bem-estar dos moradores e projetos como este são fundamentais, pois permitem que as famílias desfrutem de uma área adequada e segura para lazer e esporte”, disse.

Demanda histórica

Inauguração da Praça Bom Jesus (Foto: Divulgação)

Segundo o vereador Nato Júnior, morador da região, a Praça Bom Jesus é um antigo sonho dos moradores. “Moro aqui há 27 e sei que há mais de 30 as pessoas têm o desejo por um equipamento como este”, revelou.

A secretária de Juventude, Tatiana Pereira, também moradora da região, confirmou o que disse o vereador Nato Júnior. Segundo ela, a praça abre uma nova perspectiva para os moradores da comunidade. “Estamos percebendo, desde já, a importância desta ação pelo número de crianças brincando e pelos pais aproveitando os equipamentos da academia”, enfatizou.

O professor de Educação Física, Andro Pires, também morador do bairro, comemorou a inauguração da praça. “Nossa comunidade precisava deste local, que vai servir, inclusive, para incrementar a economia, pois as pessoas vão aproveitar para comercializar lanches aqui”.

“Agora, a comunidade deve zelar por este espaço. Será criado um Comitê Gestor com moradores com este objetivo”, finalizou Lívio Corrêa.