Governador em exercício se reúne com executivos da Alumar para firmar parcerias

Visita técnica do Governo do Estado à Alumar (Foto: Handson Chagas)

O governador em exercício, Carlos Brandão, acompanhado de assessoria técnica, visitou a Alcoa e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) para discutir perspectivas e oportunidades à competitividade da indústria no Maranhão e ações parceiras entre a empresa e o Governo do Estado.

A agenda, na manhã desta quarta-feira (3), tratou, ainda, de investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhões para instalação de projetos e aquisição de equipamentos, que vão resultar na geração de aproximadamente dois mil novos empregos até 2021.

“A Alumar é uma grande parceria do Maranhão, vem trabalhando há muitos anos gerando empregos e oportunidades para os maranhenses. Nesse momento viemos conhecer os projetos, as propostas e consolidar uma boa relação e um ambiente saudável de debates, com fins a alcançar benefícios para o Maranhão”, destacou o governador em exercício, Carlos Brandão.

A proposta agrega, além da geração de empregos, a compra de equipamentos e serviços, com foco na área de exploração do gás natural, logística de transportes com fins a redução de custos e retornos próprios das atividades envolvendo o setor de energia.

O diretor da Alumar no Maranhão, Helder Teixeira, reforçou a importância da relação com a gestão estadual para os planos de crescimento da empresa e desenvolvimento do Estado. “É importante esta aproximação e estarmos atentos às oportunidades, uma vez que temos no Governo do Estado uma parceria presente. Nossa expectativa é de ampliar ainda mais as ações que venham contribuir para o crescimento do Estado e o Governo é uma peça importante neste processo”, pontuou.

Ainda entre as propostas, está a construção de um Batalhão de Polícia Militar, utilização de gás natural e redução de custos de operação de transporte (logística).

No campo social, o Governo do Estado e a Alumar são parceiros em diversos projetos, a exemplo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), com a Polícia Militar do Maranhão e o Centro de Ensino Prof. Mário Meireles, escola de ensino médio da área rural de São Luís.

Visita técnica do Governo do Estado à Alumar (Foto: Handson Chagas)

Do total de investimentos a serem disponibilizados pelo Consórcio Alumar, em torno de 50% será destinado à construção de lagos, espécie de diques para armazenagem do resíduo de bauxita. Serão três destas estruturas, sendo uma com tecnologia para estocagem de resíduo.

Alumar

A Alumar é um dos maiores complexos do mundo para produção de alumínio primário e alumina. Instalada no estado em julho de 1984, é formada pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32. A Alcoa possui participação nos dois principais negócios do empreendimento em redução e refinaria.

Participaram da visita, a diretora de Relações com o Governo da Alumar, Michelle Shayo, executivos e técnicos da Alumar.

Comentários

Comentários