E-book com mapeamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru é lançado pelo Imesc

Lançamento do e-book ocorreu na sede do Imesc com a presença de pesquisadores e autoridades (Foto: Divulgação).

O e-book “Mais Itapecuru: subsídios ao planejamento e a gestão de recursos hídricos” foi lançado, oficialmente, na tarde de quinta-feira (11), em solenidade realizada em São Luís. O projeto foi proposto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e produzido em parceria com 28 pesquisadores da comunidade acadêmica maranhense, dedicados ao estudo do tema.

O lançamento, realizado na sede do Imesc, teve a participação do presidente do Instituto, Dionatan Carvalho; secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luís Fernando Silva; reitor em exercício da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Luís Fernando Carvalho; e de Maurício Sá, representando a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Também estiveram presentes professores das instituições que contribuíram para a produção do e-book.

Dionatan Carvalho explica que o livro é um reflexo da preocupação do Governo do Estado com a questão ambiental do Maranhão. “É um marco e um fator muito importante para o Imesc, pois coloca para a sociedade a importância do Rio Itapecuru para todo o território brasileiro”, pontuou.

O secretário Luis Fernando Silva falou da relevância do projeto Mais Itapecuru. “Aborda, de forma inédita, um conjunto de estudos técnicos para uma bacia hidrográfica genuinamente do estado do Maranhão”.

O chefe do Departamento de Estudos Ambientais do Imesc, José de Ribamar Carvalho dos Santos, um dos autores do livro, destacou a contribuição da pesquisa. “A obra foi organizada com a participação de pesquisadores especializados de todo o Brasil e faz, ao longo dos seus sete capítulos, uma ampla análise da grandiosidade e da importância ambiental, social e econômica da bacia do Itapecuru para o Estado do Maranhão”, acrescentou.

Para o reitor em exercício da UFMA, Fernando Carvalho Silva, a publicação é de extrema importância para a instituição. “Esta publicação traz informações de qualidade. Essa publicação, assim como as novas que virão, reforça o trabalho que é desenvolvido dentro das instituições, pois envolve diversas áreas de conhecimento e promove o interesse ao conhecimento aprofundado e científico”.

Planejamento e gestão de recursos hídricos

A Bacia do Rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão, contabilizando mais de 1,2 milhão de habitantes, em uma área de 53.216,84 Km², o que representa 16% da área do Maranhão.

A publicação, a ser disponibilizada gratuitamente no site do Imesc, tem sete capítulos que mapeiam as características da Bacia do Rio Itapecuru, levando em consideração desde a legislação referente à gestão de recursos hídricos, passando por aspectos físicos, naturais, geológicos, territoriais e econômicos, constituindo-se como importante obra de referência para a gestão dessa importante bacia hidrográfica maranhense.

Estrutura da obra

O livro está dividido em sete capítulos:
1 – “Planejamento, governança e gestão de recursos hídricos”;
2 – “Aspectos normativos da gestão integrada de recursos hídricos no direito brasileiro e no estado do Maranhão”;
3 – “Aspectos Socioeconômicos da Bacia do Itapecuru, Maranhão”;
4 – “Análise Espacial da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
5 – “Avaliação Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
6 – “Aplicação de um Modelo para Aferição do Risco ao Patrimônio Arqueológico na Bacia do Itapecuru – MA: Conhecimento e Zoneamento”;
7 – “Os Sítios com Registros Rupestres na Bacia do Itapecuru: Interfaces entre a Espeleologia e a Arqueologia”.

Comentários

Comentários