Com praça na Beira Mar, homenagem a Joãosinho Trinta emociona família

Margareth Trinta (esq) durante inauguração da praça. (Foto: Orcenil Jr)

“Fiquei muito feliz e emocionada quando soube que ele seria homenageado”, disse Margareth Trinta, sobrinha do maranhense que revolucionou o carnaval brasileiro. Joãosinho Trinta agora dá nome a praça e circuito carnavalesco na Avenida Beira Mar, onde, após revitalização promovida pelo Governo do Estado, passou parte do mais de um milhão de pessoas que brincaram o Carnaval de Todos neste ano.

Para Margareth, a praça é uma forma de eternizar o legado do tio para a cultura popular brasileira. “Além de ser um carnavalesco que transformou o carnaval do Rio de Janeiro, ele foi uma pessoa que propagou mensagens maravilhosas de alegria”, afirmou.

Praça Joãosinho Trinta com placa em homenagem ao carnavalesco. (Foto: Orcenil Junior)

A homenagem não só mantém viva a memória da personalidade artística, como emociona quem o conheceu de perto. “A alegria de tio João era uma coisa contagiante, e estar aqui nos faz sentir como se ele também estivesse observando esse momento e essa homenagem feita para ele”, relatou Margareth sobre a entrega da Praça Joãosinho Trinta, totalmente reformada para o carnaval.

A Praça

Para a homenagem, a Praça Joãosinho Trinta foi revestida com pisos de bloquete e industrial de alta resistência. Também foram instaladas rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil para deficientes visuais.

A praça conta, ainda, com quiosques geminados para venda de lanches, beneficiando comerciantes da região, além de área verde com grama e espécimes de palmeira jerivá, amendoeira e abacaxi roxo.

O Circuito

Uma multidão tomou conta do Circuito Joãosinho Trinta no último carnaval. Blocos, trios e grandes nomes da música brasileira animaram foliões no trecho da Avenida Beira Mar, entre a Praça Maria Aragão e a Casa do Maranhão.

Imagem aérea da Praça Joãosinho Trinta. (Foto: Erly Silva)

A Beira Mar já havia sido palco do carnaval no ano passado, mas somente este ano o circuito recebeu o nome do carnavalesco, como parte das homenagens do Governo a Joãosinho Trinta. O sucesso de público consolidou o circuito e resgatou o tradicional carnaval de rua maranhense.

Revitalização

A Praça Joãosinho Trinta é parte das obras de revitalização do Complexo Ferroviário da RFFSA promovida pelo Governo do Maranhão e pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dentro do programa PAC Cidades Históricas.

Além de reformar o prédio da RFFSA – onde serão abrigados cafeteria, galerias de arte, restaurante, museu e órgãos da administração estadual –, a iniciativa cria mais uma praça, ainda em obras, e reformou outra, que leva o nome do matemático maranhense Gomes de Sousa.

Assim como a Praça Joãosinho Trinta, a Gomes de Sousa foi entregue à população no início do mês de fevereiro, para as festas do Carnaval de Todos deste ano.

Praça Gomes de Sousa, reformada, e o prédio da RFFSA ao fundo, ainda em reforma. (Foto: Orcenil Jr)

Comentários

Comentários