Governo do Estado lança programa para fortalecer produção de mandioca

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), lançou, nesta quinta-feira (01), em solenidade no Palácio dos Leões, o Programa de Tecnificação e Modernização da Cadeia da Mandioca, com a apresentação das ações que serão desenvolvidas para o fortalecimento e desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

Presentes prefeitos, secretários municipais de agricultura, representando mais de 30 municípios da cadeia da mandioca e dos Agropolos, técncios e gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Eles participaram de palestras abordando técnicas e boas práticas de manejo e plantação que podem ser adotadas pelos produtores.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser disse que o que Maranhão possui parte considerável de seu território dedicado ao cultivo de forma tradicional da mandioca e pode haver mais eficiência na produção.

“Os resultados podem ser mais eficientes, com o uso de equipamentos e tecnologias adequadas. Por isso, estamos lançando o programa de tecnificação e modernização, buscando elevar o patamar da nossa Mandiocultura”, explicou o secretário.

O secretário municipal de Agricultura de Morros, Domingos Fernandes, disse que a produção de mandioca nessa localidade garante a comercialização de farinha para outros municípios da Região do Munim e para São Luís. “Este lançamento é muito importante pois nos traz, além de conhecimento, melhoria da nossa produção”.

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho o programa beneficiará muitos municípios, aumentando e melhorando a produção e gerando renda para o produtor rural, “Por isso, participei desse o lançamento com muita alegria”.

Também foi realizado o lançamento do livro “A realidade da mandioca no Maranhão”, resultado de anos de estudos da cadeia produtiva, feito pelo engenheiro agrônomo José Carlos Durans.

Lançamento do livro “A realidade da mandioca no Maranhão”. (Foto: Juliet Almeida)

Comentários

Comentários