Pacientes participam de ações integrativas pelo Dia Mundial da Saúde Mental

Pacientes do CAPS III) participaram de um piquenique nesta quarta-feira (10). (Foto: Rogério Sousa)

O Governo do Maranhão realiza ações preventivas e educativas em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental para pacientes assistidos na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta quarta-feira (10), pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Bacelar Viana (CAPS III) participaram de um piquenique e de ações integrativas no Espigão da Ponta d’Areia, em São Luís.

A diretora do Centro de Atenção Psicossocial Dr. Bacelar Viana (CAPS III), Ana Gabrielle Guterres Romanhol, explicou que o propósito da ação é reinventar as práticas dos dispositivos que compõem a rede, levando os pacientes para área verdes, além de incentivar a construção de práticas de saúde mais acolhedoras e de fortalecimento de vínculos entre os indivíduos.

“Tentamos oferecer para esses pacientes atividades socioculturais no sentido de que eles possam vivenciar e ter essas experiências externas ao ambiente onde são tratados. Isso também faz parte desse tratamento terapêutico, realizar atividades de lazer, propiciar para eles essa convivência com as outras pessoas, fortalecer o vínculo entre os indivíduos e as políticas de tratamento”, disse.

Para João Vitor Dourado, de 20 anos, paciente assistido no CAPS III, a ação externa e integrativa colabora com o tratamento. “É muito bom para a mente da gente. Eu sofro da síndrome de Borderline. Apresento descontrole das minhas emoções e essas atividades externas nos ajudam muito e evitam que eu tenha confusão mental. Essa atividade me deixa muito feliz”, destacou o jovem.

Piquenique terapêutico

Pacientes do Hospital Nina Rodrigues participaram de piquenique terapêutico. (Fotos: Vitor Jordan)

Pacientes do ambulatório do Hospital Nina Rodrigues participaram, na terça-feira (9), do piquenique terapêutico. Laissa Santos, de 16 anos, recebe assistência psicológica na unidade. Ela participou das atividades integrativas. “Muito Bom. Estou gostando do tratamento, pois aqui a gente consegue entender que o lazer é parte fundamental da saúde mental”, acrescentou.

O piquenique foi realizado na área verde do Hospital Nina Rodrigues. “É ótimo interagir com várias pessoas, a gente se sente livre e pode desabafar para a nossa psicóloga. Gosto muito e faço questão de lembrar que é essencial o atendimento com o psicólogo para lidar com problemas ou situações da vida, pois isso nos ajuda a encontrar o balanço certo”, destacou Helen Rhayani, de 16 anos.

No Hospital Nina Rodrigues, a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental continuou nesta quarta-feira (10). Na ocasião, crianças atendidas na unidade participaram de atividades recreativas.

O Piquenique Terapêutico tem um ano de existência e realiza acompanhamento em grupo com pacientes em tratamento psicológico. Atualmente, a atividade funciona com duas turmas de dez pessoas, divididas por faixa etária.

Caps AD Estadual 

O Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) promove, nesta quinta-feira (11), oficina de teatro e a apresentação do Coral na unidade. A ação conta com aula de alongamento, atividades recreativas, dentre outras. O diretor da unidade, Marcelo Costa, explicou que a ação promove os cuidados com a saúde mental. “Saúde mental não é apenas ausência de doenças. Vamos realizar essas ações para conscientizar a todos”, destacou.

Comentários

Comentários