Mais de três mil cirurgias realizadas no HTO no primeiro ano de funcionamento

O HTO comemorou um ano de funcionamento com mais de 3 mil cirurgias. (Foto: Vitor Jordan)

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão, primeira unidade pública do Estado totalmente dedicada às especialidades ortopédicas comemorou, nesta quarta-feira (10), um ano de funcionamento. No período, foi registrado mais de 3 mil cirurgias. Pacientes, familiares e profissionais de saúde participaram da celebração na unidade.

Presente ao evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento de ações para otimização do tratamento na área de traumatologia e ortopedia na rede estadual do Maranhão. Na ocasião, foi anunciado a entrega de uma ambulância para o Hospital de Traumatologia e Ortopedia.

“Celebrar um ano de atendimento para a população que tanto precisava de um hospital focado na assistência ortopédica é uma grande vitória. Estão previstos ainda investimentos na ampliação e aprimoramento destes serviços”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlo Lula.

A estrutura da unidade conta com 44 leitos – 10 deles de UTI -, três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo, além de alas especializadas para atendimento de crianças e idosos. A unidade oferece atendimento ambulatorial e cirúrgico, análises clínicas, exames de imagem (raio-x, ultrassonografia, tomografia).

O diretor clínico do HTO, Newton Gripp, destacou que a implantação dos serviços alcança toda população maranhense. “Onde estariam esses pacientes se não fosse o HTO? Hoje, graças ao hospital, estão curados, com locomoção recuperada. Isso sim é para comemorar com louvor, a obtenção da saúde do paciente que sai do HTO andando sem dor”, pontuou o diretor.

Reconhecimento

Maria de Verano agradeceu pela assistência recebida no hospital. (Foto: Vitor Jordan)

A paciente Maria de Verano Melo Martins, de 60 anos, agradeceu aos gestores pela pronta assistência recebida no hospital. “Só o gestor que tem bom coração é capaz de colocar o SUS para funcionar deste jeito como aqui no HTO”, contou a aposentada.

Durante a programação, o reconhecimento a todos que contribuíram para implantação do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão. Foram homenageados o secretário Carlos Lula e o diretor Newton Gripp.