Hospital dos Servidores Públicos do Maranhão realiza mais de mil atendimentos em um mês

Em um mês de funcionamento, o novo Hospital dos Servidores Públicos do Maranhão contabiliza a marca de 1.281 atendimentos realizados. Construído em área atrás do Hospital Carlos Macieira, no bairro Calhau, em São Luís, a unidade oferece consultas ambulatoriais em oito especialidades e tem capacidade para cerca de três mil atendimentos diários.

Estão em andamento as duas últimas etapas da obra. Depois de concluído esse serviço, a unidade passa a oferecer serviços laboratoriais e exames de imagem. Gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), o hospital vai beneficiar mais de 100 mil servidores estaduais e seus dependentes.

Quem já utiliza os serviços do novo Hospital dos Servidores aprovou a estrutura e as condições de atendimento. Funcionária pública estadual há quase três décadas, Sônia Soares da Silva, 62 anos, ficou surpresa com o ambiente e recepção. “Acredito que agora sim vamos ter um serviço de saúde mais humanizado, com melhores condições. O hospital está realmente digno e dá gosto ser atendido aqui. A localização é ótima. A gente queria mesmo que voltasse a atender aqui. Nós servidores merecemos essa qualidade de atendimento”, enfatizou a funcionária.  Os servidores podem marcar consultas para clínica médica, ortopedia, ginecologista, endocrinologista, nutricionista, pediatria e psiquiatria.

Para o analista de sistemas Marcelo do Nascimento Oliveira, 50 anos, o hospital é uma referência aos servidores estaduais que já aguardavam o retorno para o antigo endereço. “É muito mais cessível, para todos e algo que nós já estávamos aguardando. Agora, nós vamos ter uma estrutura que condiz com o que se precisa em atendimento de saúde. Estão de parabéns por terem feito algo que era um desejo de todos os servidores públicos do Estado”, pontuou. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12 horas.

Para ter acesso aos atendimentos, o servidor estadual precisa estar vinculado ao Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (Funben). Têm direito à assistência do Fundo os servidores efetivos, comissionados e contratados por tempo determinado. Podem se associar os ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes. Para tanto, o servidor precisa preencher o requerimento de adesão ao Funben e apresentar documentos pessoais (RG, CPF, contracheque do mês vigente constando desconto para o fundo, certidão de casamento atualizada, certidão de nascimento / RG de filhos, comprovante de residência – originais e cópias).

“O expressivo número de consultas médicas realizadas apenas no primeiro mês de atividades do ambulatório do novo Hospital dos Servidores, revela a excelente aceitação da nova unidade entre os funcionários públicos do Estado. Assim que as próximas etapas forem entregues, o nível de satisfação dos usuários será ainda maior, pois haverá ampliação dos serviços, com exames laboratoriais e de imagem no próprio hospital”, destaca o presidente da Emserh, Vanderley Ramos.

A secretária de Estado de Gestão e Previdência (Segep), Lílian Guimarães, a unidade é muito importante por valorizar quem trabalha pelo Maranhão. “Foram mais de mil atendimentos em apenas um mês, com somente a primeira etapa inaugurada. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado com a saúde dos servidores”.

Nova estrutura

Inaugurado oficialmente no dia 17 de setembro, nesta etapa, o Hospital dos Servidores Públicos Estaduais realiza em média 50 atendimentos por dia. Cardiologia endocrinologia são as especialidades mais procuradas.

“Além do novo hospital, com as condições de atender bem e com dignidade, o servidor público conta com uma rede de assistência. Após concluídas as outras etapas da obra, o servidor vai poder contar com um hospital de referência na saúde”, reforça o coordenador administrativo da unidade, Cleiton Alves do Rosário.

A rede de assistência que complementa o atendimento do Hospital dos Servidores inclui o Hospital São Luís (HSLZ), na Cidade Operária, que oferece serviços de urgência e emergência, exames, internações e exames eletivos.

Há, também, o Centro Ambulatorial Holandeses (CADH), situado na Avenida dos Holandeses, com diversas especialidades médicas, serviços de imagem e outros, como eletrocardiograma, teste ergométrico, ecodopplercardiograma e laboratoriais; o Centro Médico Holandeses, clínica que fica ao lado do CADH; e três clínicas credenciadas para oferecer atendimento odontológico: Serviço Especializado de Odontologia – SEO (Centro), Riso Plano Odontológico (Cohafuma) e Clínica Odontológica Belo Dente (Centro).

Mais serviços

A segunda etapa do serviço contempla a ampliação dos ambulatórios e disponibilidade de exames laboratoriais (tomografia, ultrassom, raio x e exames de laboratório), além de mais especialidades médicas. Na terceira e última etapa, passam a funcionar os setores de urgência, emergência e internação.

Comentários

Comentários