EpiSUS fundamental forma primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

EpiSUS fundamental termina nesta quarta-feira. (Foto: Márcio Sampaio)

O Programa Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), nível fundamental, encerra nesta terça-feira (4), no Hotel Praia Bella, na Avenida Litorânea, sua primeira turma, formada por 23 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios.

Nesta segunda-feira (3), os participantes iniciaram as apresentações dos trabalhos de conclusão do curso, oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão e Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde.

A capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde do SUS no nível local busca melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. “O curso só traz benefícios para a vigilância em saúde, na medida em que qualifica a atuação e permite respostas mais rápidas, seja na rotina ou nas emergências em saúde pública”, explicou Jakeline Rios Trinta, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Formando nessa primeira turma, Paula Corrêa, responsável pelo setor de vigilância laboratorial do Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA), acredita que a formação vai qualificar ainda mais o serviço que presta. “EpiSUS traz para a gente a possibilidade de monitorar, controlar e debelar doenças de notificação compulsória para que a população seja protegida”, afirmou.

A formação é realizada em parceria com o Departamento de Atenção às DST/AIDS/Hepatites Virais da SES, por isso, é voltada também ao fortalecimento das ações de vigilância da sífilis. “A epidemia da sífilis no país é uma realidade preocupante. Precisamos buscar essa resposta rápida, afinal sabemos qual bactéria causa, temos testes rápidos para diagnóstico da doença, temos tratamento disponível. O esforço concentrado agora é para buscar essa resposta”, destacou Amparo Cardoso, enfermeira do departamento.

Em 2019, está prevista a realização de duas turmas do EpiSUS fundamental.

Comentários

Comentários