Detran-MA reúne parceiros para alinhar ações do Movimento Maio Amarelo

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) reuniu parceiros de órgãos públicos e entidades ligadas ao trânsito para alinhar as ações do Movimento ‘Maio Amarelo’. Durante a reunião foi apresentado o planejamento das ações educativas que serão realizadas no mês de maio, por meio das equipes de Educação para o Trânsito. O lançamento da campanha acontecerá no próximo dia 29 de abril, às 8h, na sede do Palácio Henrique de La Roque.

A Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, abriu a reunião agradecendo a presença dos colaboradores, e destacando a importância do envolvimento de todos os órgãos na campanha que tem como objetivo a redução dos índices de acidentes de trânsito.

“Nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas para a mudança de comportamento no trânsito, para que cada um tenha consciência da sua responsabilidade. Durante o mês de maio, intensificamos as nossas ações e contamos com a colaboração de todos os parceiros do setor de trânsito”, destacou.

Este ano, o Movimento ‘Maio Amarelo’ traz o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A campanha tem como objetivo divulgar ações de conscientização sobre a segurança no trânsito, propondo um envolvimento direto da sociedade nas atividades educativas sobre a mobilidade no país. São elaboradas diversas ações que reforçam a responsabilidade de cada pessoa e a necessidade de todos adotarem condutas corretas no trânsito.

No Maranhão, a programação do ‘Maio Amarelo’ contempla diversas blitzen educativas com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores; palestras em escolas da rede pública e privada, em empresas e órgãos públicos; ações educativas em bares e restaurantes da capital, e com o projeto ‘Direção Certa, mais que um papo de bar’, com foco na Lei Seca. Além disso, são realizados eventos de grande participação popular como a Caminhada e a Corrida Maio Amarelo.

As ações do movimento, também, serão intensificadas nos municípios maranhenses, pelos educadores de trânsito das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). “Será um mês inteiro dedicado a ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito em todo o Estado”, observou Rositânia de Farias.

Durante a reunião, a Comandante Geral do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), PM Coronel Edilene Soares, elogiou a participação dos órgãos envolvidos no trânsito e afirmou que Polícia Militar estará presente nas atividades do ‘Maio Amarelo’. “Uma reunião para delinear as ações do movimento sempre é muito importante. Estaremos presentes nas escolas e nas ruas para enfatizar o objetivo da segurança no trânsito”, ressaltou.

O representante estadual do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Fábio Fernandes, disse que o engajamento dos parceiros que trabalham com educação para o trânsito é fundamental para buscar o alinhamento das propostas do movimento. “Devemos trabalhar os temas da educação para o trânsito, massivamente, principalmente nas escolas, com profissionais de transportes públicos, condutores e pedestres”, ressaltou.

Para a representante da Seduc, Conceição Moura, a reunião foi muito produtiva e abriu espaço para a possibilidade de integração de todos os colaboradores. “Esta articulação fortalece todos os conceitos e conteúdos do Movimento ‘Maio Amarelo’ levando as ações de educação para toda a sociedade, contribuindo para a diminuição de acidentes no trânsito”, destacou.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A escola da cor para o Movimento é que o amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Participaram da reunião, representantes da equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA, do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária do Maranhão (BPRV), do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), da Secretaria de Estado de Segurança do Maranhão (SSPMA), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e dos Departamento Municipal de Trânsito dos municípios de Rosário e Arari.

Comentários

Comentários