Detran-MA recebe visita de Diretor do Detran-PA

A Diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) recebeu nesta quarta-feira (12), a visita do Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA), Marcelo Lima Guedes. Durante a visita a Diretora Geral do Detran MA, Larissa Abdalla Britto, apresentou a dinâmica de funcionamento do departamento, a estrutura organizacional, os programas sociais, projetos e as ações de Educação para o Trânsito, promovendo interação e a troca de experiências entre as Instituições.

Na primeira parte da visita a diretora geral do Detran-MA, que também, preside a Associação Nacional dos Detrans (AND), apresentou para Marcelo Lima, o Programa de Regularização de Motocicletas “Moto Legal”, mostrando os benefícios, números de adesão em todas as edições, e como o cidadão faz para aderir. Em seguida, Larissa Abdalla apresentou os projetos de Educação para o Trânsito desenvolvidos pelo órgão.

Para Larissa Abdalla, o intercâmbio entre as diretorias de Detrans é uma excelente oportunidade para troca de conhecimentos nas mais variadas áreas. “Essa interação proporciona a troca de conhecimentos e de experiências. Um Departamento de Trânsito não consiste somente na prestação de serviços de habilitação e veículos. Trabalhamos um amplo leque de ações”, disse.

A diretora, também, falou sobre as prioridades da atual gestão do Departamento. “No Detran-MA nós elegemos a excelência na prestação dos serviços oferecidos à população e a Educação para o Trânsito, como prioridades”, ressaltou Larissa Abdalla.

O Diretor Geral do Detran-PA, Marcelo Guedes, elogiou a estrutura organizacional do Detran-MA, desde a prestação de serviços aos projetos desenvolvidos. “Esta visita me proporcionou um impacto muito positivo. A diretoria do Detran-MA criou um ambiente de muita proatividade em prol da população, buscando principalmente, uma forma de fazer uma gestão responsável’, disse Marcelo, que destacou ainda os projetos do Detran-MA que conheceu. “O Moto Legal é um excelente programa de incentivo à legalização de veículos e condutores, e com certeza, levarei como proposta para o governador do nosso Estado. Os projetos de educação para o trânsito também são especiais”.

Na parte da tarde, o chefe da Controladoria, Rodrigo Batalha do Detran-MA, apresentou o gerenciamento do setor com as  empresas credenciadas, as CFCs, despachantes e clinicas credenciadas,  afirmando que as atividades aumentaram nos últimos três anos. Ele mostrou, também, a participação de três empresas credenciadas que oferecem parcelamento, via cartão de crédito, para multas e dívidas, relativas a veículos e habilitação.

Rodrigo Batalha apresentou os projetos sociais do Governo do Estado, CNH Jovem e CNH Rural que, por meio Detran-MA, oferecem habilitação para jovens de baixa renda, estudantes de escolas públicas e para condutores de veículos com atividades rurais, respectivamente.

A coordenadora de Habilitação, Nazaré Nunes, mostrou que o Detran-MA oferece a prova teórica digital nas 15 Circunscrições Regionais de Transito do Maranhão (Ciretrans) e nos dois Postos Avançados de Atendimento, em São Luís. Além disso, ela apresentou um levantamento do volume de CNH emitidas em 2018 e a quantidade de exames teóricos e práticos realizados no mesmo ano.

Participaram, ainda, da reunião o Diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes, o Diretor Administrativo, José Rorício Aguiar de Vasconcelos, o Diretor Financeiro, Evaldo Calixto, o Chefe da Controladoria, Rodrigo Batalha, a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Rosetânia de Farias e o Coordenador de Informática, Jorge Oliveira.