Cantata exalta o Natal em apresentação para pacientes e profissionais da rede estadual de saúde mental

Programação de Natal no Hospital Nina Rodrigues. (Foto: Márcio Sampaio)

Para celebrar a chegada do mês de dezembro, pacientes atendidos no serviço de saúde mental do Estado, incluindo as Residências Terapêuticas, Centros de Assistência Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UA), enfermaria médica psiquiátrica e enfermaria de pacientes presos de justiça, assistiram à apresentação do coral Ciranda da Maturidade do Serviço Social do Comércio (SESC) e da paciente Ellen Simone Monosso, na terça-feira (5), no auditório do Hospital Nina Rodrigues (HNR).

A paciente em tratamento de transtorno de bipolaridade do ambulatório do Hospital Nina Rodrigues, Ellen Simone Monosso, escolheu três músicas para a apresentação natalina na unidade. “Me apresentar significa uma superação de desafios. Estou me sentindo bem melhor e, por isso, cantar hoje representa um novo amanhã. Também levo alegria a outras pessoas que passam por momentos de aflição”, afirmou Ellen Simone.

Programação de Natal no Hospital Nina Rodrigues. (Foto: Márcio Sampaio)

O diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz, informou que o evento é um momento de acolhimento para os pacientes e profissionais de saúde. “É uma oportunidade de quebra da rotina do paciente, de afetividades entre eles e de muita alegria, pois as músicas têm o poder de relaxar e acalmar os corações”.

A coordenadora de Psicologia do Hospital Nina Rodrigues, Lucilene Castro, destacou que o momento é de aproximar os pacientes das festividades de fim de ano e elevar a autoestima de cada um. “O Natal é uma época sempre muito emocionante que promove a reflexão e aproximação dos amigos e familiares. Realizar uma manhã musical é levar o sorriso a cada paciente que já tem geralmente uma rotina mais pesada seja de medicamentos ou psicológica”.