linha
Home » Cidadão » Notícias » 2008 » Julho » Saúde

Secretário de Saúde visita obra do Socorrão em Presidente Dutra

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Luiza Lina - SES
Data de Publicação: 8 de julho de 2008
Edmundo Gomes e equipe vistoriam a obra do Socorrão em Presidente Dutra - Alta Resolução
 
                O secretário de Estado da Saúde Edmundo Costa Gomes e os integrantes do Conselho Estadual de Saúde estiveram, na segunda-feira (07), no município de Presidente Dutra. As atividades incluíram visitas a obras e reunião com lideranças comunitárias. O primeiro compromisso do secretário e comitiva foi uma visita à obra de construção, ampliação e adequação do Hospital de Urgência e Emergência, o Socorrão de Presidente Dutra.
 
Acompanhado de lideranças da região, o secretário percorreu toda a obra, numa área total de 5.317,13 m², onde serão oferecidos serviços médicos de média e alta complexidade, entre os quais clínica médica e cirúrgica, pediatria, ortopedia, neurocirurgia e terapia intensiva, além de serviços de diagnóstico em raio-X, ultra-som, tomografia computadorizada e laboratório de análises clínicas.
 
                O Socorrão de Presidente Dutra é o primeiro dos cinco grandes hospitais de urgência e emergência a serem implantados no interior do Maranhão pelo governador Jackson Lago e terá 100 leitos para internação, sendo dez de UTI, além de centro cirúrgico, urgência pediátrica, posto de enfermagem, setor de Doenças e Infecções Parasitárias (DIP).
 
                Edmundo Gomes disse que as obras avançaram muito e que a previsão de entrega à população é ainda este ano. O secretário reafirmou o compromisso do governador em implantar, até o final do seu mandato, a rede estadual de hospitais de urgência e emergência e disse que, além de Presidente Dutra, serão implantados hospitais públicos de referência em Pinheiro, Imperatriz, Pedreiras e Balsas.
 
                Após visita à obra do Socorrão, a caravana seguiu para o prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência o SAMU- 192, que começa a funcionar ainda este mês. O secretário também visitou a obra de construção do Hospital Materno Infantil, que  será referência em assistência à saúde da mulher e da criança.
 
                O secretário disse que esse é um momento muito importante para se discutir o fortalecimento e a expansão do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Presidente Dutra, ressaltando o esforço do Governo do Maranhão nesse sentido. “O Estado está investindo muito na saúde, que é uma área crucial. Depois dessa estruturação da rede hospitalar, os investimentos vão ser em recursos humanos para termos um atendimento de qualidade”, disse Edmundo.
 
                A visita dos conselheiros reforça o controle social na saúde. “Temos um papel importante no SUS, que é de acompanhar a gestão e assim assegurar que as ações realizadas impliquem na melhoria do atendimento ao usuário”, disse o vice-presidente do Conselho Estadual, Américo de Jesus Araújo.
               
 
Imprimir esta página Recomendar esta página
Navegação