linha
Home » Cidadão » Notícias » 2008 » Junho » Educação

Escola Salim Braid apresenta projeto Educação no Trânsito

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Ascom - Seduc
Data de Publicação: 9 de junho de 2008
Alunos do CE Salim Braid fazem apresentação artística sobre trânsito - Alta Resolução
 
Estudantes e professores do Centro de Ensino Salim Braid, localizado no povoado Estiva, na zona rural, apresentaram no último final de semana o projeto “Educação no Trânsito”. Os assuntos foram abordados por meio de dramaturgia, maquetes, cartazes, vídeos, canto, poesia e dança. O projeto elaborado por estudantes, professores e a comunidade foi orientado pelo Programa Educação Viária, desenvolvido pela iniciativa privada, em parceria com o Instituto Mapfre de Segurança Viária.
 
A iniciativa surgiu em conseqüência do elevado número de acidentes ocorridos na estrada de ferro Carajás e na rodovia BR-135. Uma pesquisa feita pela Alumar em 2006 constatou um fluxo diário de 27 mil veículos na BR-135.
 
Como forma de estimular as escolas para a conscientização de alunos e moradores das proximidades sobre os cuidados com a segurança no trânsito, as instituições ofereceram aos professores e coordenadores escolares de 20 escolas próximas à BR-135 o curso de Educação Viária. Ofertou também prêmios para as três primeiras escolas que apresentassem o melhor projeto de conscientização sobre Educação Viária. A Escola Salim Braid foi uma das vencedoras.
 
A coordenadora pedagógica da escola, Wilma Miguens, informa que o projeto está trabalhando a terceira etapa. Foi iniciado em 2006 com a segurança no trânsito para os alunos do ensino fundamental. No ano seguinte incluiu os estudantes do ensino médio.
 
A culminância dos trabalhos se deu com passeatas em frente às residências localizadas nas proximidades da BR-135 e convites aos moradores para assistiram palestras na escola proferidas pelos parceiros do programa como Polícia Rodoviária Federal, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
 
A diretora da escola, Carmem Duarte, informa que a conclusão das duas etapas do projeto rendeu, entre outros benefícios, a indicação pela Secretaria de Educação (Seduc) para apresentarem o projeto durante evento de educação, em novembro passado, em Brasília.
 
A diretora informa que nesta terceira etapa do projeto, os estudantes e professores trabalham assuntos que estão surgindo nas proximidades da BR-135 e residências da comunidade local. Entre os assuntos abordados estão a prostituição infantil, drogas e gravidez na adolescência.
 
Ela acrescenta que os trabalhos têm a finalidade de informar, conscientizar e coibir os problemas que prejudicam a qualidade de vida da comum idade. A diretora reconhece a dedicação e compromisso dos alunos do CE Salim Braid com a qualidade e resultado dos trabalhos desenvolvidos.
Imprimir esta página Recomendar esta página
Navegação