Por: Karina Duailibe - Secom
Data de Publicação: 6 de maio de 2008

Jackson Lago elogiou a iniciativa de criação de Frente Parlamentar -
Alta ResoluçãoBrasília - O apoio ao Centro Espacial de Alcântara reuniu, nesta terça-feira (06), três ministros de Estado, o governador Jackson Lago, representantes das Forças Armadas do Brasil, deputados federais de vários Estados do país, o presidente da Infraero e autoridades do programa espacial brasileiro para o lançamento de uma frente parlamentar específica em sua defesa. A iniciativa foi do deputado Ribamar Alves (PSB). Participam da Frente os deputados Domingos Dutra (PT) e Flávio Dino (PC do B).
Durante a reunião, houve reconhecimento do trabalho que o Governo do Estado vem desenvolvendo na região. "O governador e eu temos conversado muito sobre o assunto. O Governo do Maranhão tem sido um parceiro de primeira hora, fundamental na difícil missão de resgatar a confiança da população quilombola que vive naquelas áreas e que, por décadas, se sentiu ameaçada pelo programa", afirmou o ministro da Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, em seu discurso.
O ex-ministro da Ciência e Tecnologia, diretor da Alcântara Cyclone Space (ACS-Brasil), Roberto Amaral, iniciou seu discurso saudando a presença do governador Jackson Lago como símbolo do elo entre o projeto no plano nacional e a sociedade maranhense. Amaral esteve no Maranhão em fevereiro desse ano, quando comunicou ao governador a previsão do Centro Espacial lançar seu primeiro foguete até julho de 2010.
Um acordo firmado em 2003 entre o Brasil e Ucrânia viabilizou a criação da ACS Brasil e ACS Ucrânia, empresa pública binacional formada com capital dos dois países, responsável pelo projeto.
Em seu pronunciamento, o governador Jackson Lago saudou a iniciativa de instalação da Frente e chamou a atenção para importância de haver "um reconhecimento nacional das dificuldades estruturais da região". Afirmou que o Governo do Maranhão está criando as condições para que a sociedade maranhense possa absorver os benefícios tecnológicos, econômicos e sociais advindos com o pleno funcionamento do centro.
"A base desse processo é a educação básica, em ambientes que favoreçam a difusão do conhecimento. Já entregamos 101 escolas, 550 laboratórios de informática e 396 centros de matemática nas escolas públicas", informou o governador.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, pontuou as dificuldades também enfrentadas pelo Estado brasileiro em concretizar seu programa espacial e dominar a tecnologia do setor, mas afirmou que os entraves estão sendo resolvidos e que conta com o governo estadual nesse processo, afinal, afirmou: "o Maranhão vai ganhar visibilidade mundial com o centro de lançamento".

Governador durante reunião com representantes ministros, representantes das Forças Armadas do Brasil, presidente da Infraero e outras autoridades -
Alta Resolução- Próximo texto:
- Geral Jackson e ministro discutem vantagens do Maranhão para instalação de refinaria
- Texto Anterior:
- Geral Jackson coordena evento que vai implantar Fórum do Corredor Centro-Norte
- Índice da edição - Maio