Por: Mirlene Bezerra - Sedes
Data de Publicação: 30 de maio de 2008

Vice-governador Luiz Porto assina termo de posse do Ceas -
Alta Resolução"Quando a sociedade civil e os governos se organizam, como no caso dos conselhos, resulta em avanços para o desenvolvimento da política social do Estado", disse o vice-governador Luiz Porto, ao representar o governador Jackson Lago, na solenidade de posse dos novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-MA), na tarde desta sexta-feira. A cerimônia foi realizada no auditório da sede dos conselhos, na Rua de Nazaré.
Após a solenidade, as recém-empossadas conselheiras elegeram a nova mesa diretora. Como presidente da instituição para o exercício 2008/2010 foi eleita a representante do Conselho de Psicologia, Núbia da Luz Martins Gomes e como vice-presidente, a representante da Fundação da Criança e do Adolescente do Maranhão (Funac), Karla Célia Serrão.
Ana Lúcia Moniz, até então presidente do Ceas, agradeceu a todos que participaram de sua administração e desejou um bom trabalho aos novos representantes. Também compondo a mesa, a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) no Ceas, secretária Margarete Cutrim, falou que a política vem avançando muito em termos de concepção, de regulamentação, mas também de controle social.
Para Margarete, esse é um momento muito importante, porque com a renovação da diretoria a cada dois anos, há uma dinâmica maior de discussão à medida que entram novos conselheiros. “Como este Governo prioriza o controle das políticas públicas exercido pela sociedade civil, esta renovação é muito importante porque oxigena a participação popular”, afirmou a gestora.
O Conselho é a instância maior de articulação de políticas públicas de Assistência Social. Ao todo, o Ceas é composto de 18 conselheiros – 9 do poder público e nove de entidades representativas da sociedade civil – e seus respectivos suplentes. Tomaram posse os representantes da sociedade civil e alguns do poder público que substituíram cargos que vagaram.
- Próximo texto:
- Desenvolvimento Social Governo participa de campanha contra a exploração sexual de criança e adolescente
- Texto Anterior:
- Desenvolvimento Social Governo discute descentralização das medidas socioeducativas para adolescentes
- Índice da edição - Maio