Por: Mário Ferreira - TAA
Data de Publicação: 27 de maio de 2008
As comemorações pelos 191 anos do Teatro Arthur Azevedo serão marcadas pelas homenagens ao comediógrafo maranhense Arthur Azevedo, pelos 100 anos de seu falecimento. As homenagens acontecem em todo o país, pela classe artística, com realização de espetáculos, concursos literários, exposições e mostras teatrais, durante todo o ano.
No TAA essa homenagem será feita através da apresentação do espetáculo “A Almanjarra”, comédia de época, do século XIX, que será levado a público no principal palco da cidade, em quatro sessões, com estréia às 19h de domingo (01) e reapresentado nas terça (03) e quarta-feiras (04), no horário das 20h, com sessão extra para alunos de escolas públicas, às 16h da quarta-feira (04). Todas as apresentações têm entrada franca, com retirada de ingressos na bilheteria do TAA, 2h antes.
O texto “A Almanjarra”, de autoria de Arthur Azevedo, é uma comédia vivida em 1888, na cidade do Rio de Janeiro. Um dos textos mais engraçados e representativos do autor será interpretado no TAA pelos artistas maranhenses: Rosa Ewerton, Renata Figueiredo, Rosana França, Domingos Tourinho, Raimundo Reis e Guilherme Telles. A direção geral de Luiz Pazzini, com figurinos de Chico Coimbra, cenário de Ruber e produção executiva e iluminação de Wagner Heineck.
Considerado como o primeiro comediógrafo brasileiro, o maranhense Arthur Azevedo (1855 – 1908) começou a escrever ainda muito cedo. Prosador, poeta, dramaturgo, comediógrafo, crítico e jornalista, ele iniciou sua vida literária com o livro de poesias “Carapuças”. Sua primeira obra cênica, “Amor por Anexins”, foi escrita ainda em São Luís, antes de mudar para a cidade do Rio de Janeiro.
Os textos teatrais de Arthur Azevedo têm como cenário, em sua maioria, a cidade do Rio de Janeiro, onde mostra com riqueza de detalhes, os costumes e comportamentos das gerações da belle époque fluminense, suas fraquezas e heroísmos, preferências, diversões e medos. Sua primeira revista recebeu o nome de “O Rio de Janeiro em 1877”.
O aniversário do TAA é uma programação dos projetos desenvolvidos por sua Comissão Artística que tem por meta promover a revitalização e o fazer teatral dos profissionais de teatro local, bem como a formação de platéia e, neste ano de 2008, homenagear o comediógrafo maranhense Arthur Azevedo pelos 100 anos de seu falecimento, nas comemorações de 191 anos de inauguração do teatro que leva seu nome.
- Próximo texto:
- Cultura “Conexão São Luís” discute novas possibilidades de crescimento para artistas locais
- Texto Anterior:
- Cetecma Centros de Capacitação Tecnológico vão contratar 72 instrutores
- Índice da edição - Maio