Por: Karina Duailibe - Secom
Data de Publicação: 20 de maio de 2008

Margarete Cutrim em reunião sobre o Bolsa Família em Brasília -
Alta ResoluçãoBrasília - O acompanhamento do Bolsa Família, maior programa social de transferência de renda em andamento no país, reuniu os ministros do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, da Educação, Fernando Haddad, a secretária Margarete Cutrim, representando o Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas), dirigentes de entidades do setor e dos ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.
O consenso básico é que a gestão do programa é de responsabilidade das três áreas, e o cumprimento das condicionalidades (frequência escolar, vacinação e o pré-natal) é apenas a etapa formal que garante o direito à bolsa. "A gestão integrada nos dá um quadro muito mais complexo, como os números da evasão escolar e da repetência. Assim, podemos conhecer as razões e agir junto à família e à criança", analisa a secretária.
"O momento é de dar sustentação política ao desafio de integrar saúde, educação e assistência social a serviço da verificação das condicionalidades que o programa exige, ao mesmo tempo que precisamos enfrentar as dificuldades de quem não consegue acessar o programa ou permanecer nele", afirmou o ministro Ananias.
Os dados apresentados na reunião da realidade dos estados e municípios mostram que área da saúde é, atualmente, o elo mais fraco da articulação. "Esse é um desafio que o Fonseas vai priorizar em sua ação junto aos estados", enfatizou a secretária.
Para Margarete, o não cumprimento das condicionalidades não deve significar de forma alguma o desligamento do programa, "ao contrário, é o momento de procurar a família e evitar uma dupla exclusão", finalizou. No país, de acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento Social, existem 250 mil famílias que recebem a bolsa, mas não são localizadas nas condicionalidades.

Secretária e ministros reunidos pela melhoria do Bolsa Família -
Alta Resolução- Próximo texto:
- Desenvolvimento Social Municípios devem aderir ao Programa ProJovem Adolescente até sexta-feira
- Texto Anterior:
- Desenvolvimento Social Governo participa de campanha contra a exploração sexual de criança e adolescente
- Índice da edição - Maio