
Durante toda a semana, São Luís diversos especialistas em Gestão Cultural, para um curso sobre o tema, promoção do Observatório Itaú Cultural em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. Aproximadamente 100 gestores de todo o Estado participaram do curso, dividido em dois momentos: pelas manhãs, aulas expositivas e pela tarde, relatos de experiências.
"Sem dúvidas um curso de muita importância, sintonia perfeita entre a filosofia e as ações da atual gestão cultural maranhense, na pessoa do secretário Joãozinho Ribeiro, que comanda uma equipe da qual tenho orgulho de fazer parte. Importante também as práticas do Observatório Itaú Cultural, que tem pensado e agido na questão da Gestão Cultural no Brasil", afirmou a bibliotecária Marla Silveira, da Biblioteca Pública Benedito Leite, uma das gestoras presentes ao curso.
Temas como Economia da Cultura, Conceitos e Teorias da Cultura, Patrimônio Material e Imaterial, Políticas Públicas, Sistemas Organizacionais Públicos e Privados, Leis de Incentivo e Projetos Culturais foram alvo de aulas e exposições no Auditório da Escola de Música Lilah Lisboa (Rua da Estrela, 363, Praia Grande) desde segunda-feira (14).
A capital maranhense é a primeira cidade brasileira a receber o curso com esta grade, de que participaram mestres e doutores como Ana Carla Fonseca Reis, Cláudia Leitão, Lia Calabre, Márcia Ferran e Roberto Peixe, num total de onze nomes de respeitáveis currículos.
"É sem dúvidas motivo de orgulho para nós podermos participar desta experiência. O conteúdo do curso e as formas de abordagem são tão boas que não pude me furtar de participar", afirmou, entusiasmado, o secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Joãozinho Ribeiro, que cancelou praticamente toda a agenda da semana para freqüentar integralmente os diversos momentos do Curso de Gestão Cultural.
Encerramento – Nesta sexta-feira (18), às 8h30, haverá aula expositiva sobre Políticas Culturais, ministrada por Albino Rubin (professor titular da Facom-UFBA e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação).
À tarde, como tem acontecido em todo o curso, às 14h, há um espaço de informação, onde os cursandos têm acesso à bibliografia, informações sobre o setor e troca de experiências. O relato, às 15h, terá como tema "Projetos e Propostas para a Gestão Cultural da Cidade do Recife", e será apresentado pelo secretário de Cultura daquela capital, Roberto Peixe, que já esteve em São Luís, em novembro passado qundo foi palestrante no Seminário "Carnaval da Maranhensidade: Um Estado de Alegria".