linha
Home » Cidadão » Notícias » 2008 » Março » Educação

Técnicos da Amde visitam municípios

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
Por: Ascom - Seduc
Data de Publicação: 31 de março de 2008
As equipes técnicas autorizadas da Assessoria aos Municípios para o Desenvolvimento da Educação (Amde) embarcaram nesta segunda-feira (31), com destino às diversas regiões do Estado. Durante cerca de dez dias, os técnicos visitarão os 217 municípios para acompanhar e auxiliar as prefeituras na execução do Plano de Ação Articulada (PAR), do Ministério da Educação (MEC), com vistas ao desenvolvimento da educação básica.

Os técnicos também irão colaborar com a inserção das prefeituras no Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE), quando será observado o cumprimento das 28 metas estabelecidas no “Compromisso Todos pela Educação”.

A informação foi dada pela assessora chefe da Amde, Anny Kristen Pires Mendes Gomes, reafirmando que o Maranhão foi o primeiro Estado brasileiro a envolver todos os seus municípios no PAR.

Anny Kristen salienta que a visita aos municípios será dividida em duas etapas. A primeira prosseguirá até o dia 5 de maio, enquanto a segunda será realizada entre os dias 22 a 28 de abril.

Cada dupla de técnicos visitará 12 municípios para orientar informar sobre encaminhamentos que devem ser tomados para que cada município seja inserido no contexto de programas e recursos do governo federal e no cumprimento das diretrizes do “Compromisso Todos pela Educação”.

Entre as 28 prioridades do compromisso “Todos pela Educação”, ela destaca que o documento estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir; alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico; acompanhar cada aluno da rede individualmente, mediante registro da sua freqüência e do seu desempenho em avaliações, que devem ser realizadas periodicamente; combater a repetência, dadas as especificidades de cada rede, pela adoção de práticas como aulas de reforço no contraturno, estudos de recuperação e progressão parcial.

O compromisso visa ainda combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não-freqüência do educando e sua superação; matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência; ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular; valorizar a formação ética, artística e a educação física e garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.
Imprimir esta página Recomendar esta página
Navegação