Por: Raimundo Garrone - Secom
Data de Publicação: 28 de outubro de 2008

O economista do Banco Mundial, Ming Zhang, falou sobre a capacitação da mão-de-obra -
Alta ResoluçãoOs técnicos do Banco Mundial (BM) participaram, na tarde desta terça-feira (28), da oficina “Parceria Público-Privada para Uma Nova Era de Desenvolvimento no Maranhão”, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com o banco, que enviou para São Luís uma equipe de consultores, assessores e economistas para discutir o processo de desenvolvimento sustentável do Maranhão.
O assessor sênior da instituição, José Luis Guasch, falou sobre a promoção e gerenciamento do investimento privado e perspectivas internacionais, destacando a importância das parcerias entre o setor público e o privado, e a metodologia que deve ser implantada para que essas parcerias dêem resultados concretos no desenvolvimento de uma região.
Em seguida o consultor do Banco Mundial, Daniel da Mata, fez uma análise da economia maranhense, ressaltando a importância dos dados sócio-econômicos na definição de diretrizes para investimentos sustentáveis, que beneficie a maioria da população, independente de sua classe social.
Daniel da Mata falou sobre os diversos indicadores e ações do governo que possam gerar crescimento das economias locais, a partir de políticas públicas centradas na educação e na infra-estrutura. Um dos dados apresentados pelo consultor foi o crescimento do emprego formal no Estado, entre os anos de 2000 e 2006, com destaque para a agropecuária, que teve um crescimento de 21,46% e do comércio com 10,17%. “O emprego é gerado pela dinâmica do Estado”, explicou Daniel da Mata.
Em uma outra palestra, o economista sênior do BM, Ming Zhang, citou exemplos de outros países, para mostrar como gerar desenvolvimento a partir de diferentes tipos de arranjos produtivos locais, chamando a atenção para a potencialidade do Maranhão em desenvolver estes arranjos. Citou como exemplo o Porto do Itaqui, que permite uma série de atividades econômicas em toda a São Luís, que envolvem desde o pequeno produtor da zona rural até o fornecedor de alimentos para os navios que atracam no Itaqui.
Ming Zhang disse que o Estado possui um papel relevante no desenvolvimento da sua economia, cabendo a ele melhorar a infra-estrutura, os serviços públicos, promover inovação e sinergia entre as empresas locais e reduzir a burocracia. Ele também sugeriu que o governo invista nas universidades e crie centro de capacitação especializado para melhorar a qualidade da mão-de-obra local, para que possa ocupar os empregos que serão gerados com os grandes investimentos que estão sendo implantados no Maranhão. “Essa é uma das garantias que a população local vai se beneficiar do desenvolvimento econômico”, avisou.
- Próximo texto:
- Indústria e Comércio Júlio Noronha e empresa holandesa assinam acordo para estudos na área do babaçu
- Índice da edição - Outubro